x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 549

Imposto de Renda Imóvel que era simples e hoje teve muitas a

Alvaro

Alvaro

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 5 março 2014 | 17:25

Estou fazendo o imposto de renda do meu pai.
Ele declarava como bens apenas seu lote com uma casa, sempre não quis declarar os outros imóveis que ele fez no mesmo terreno no decorrer dos anos. Para se ter uma ideia este bem vem sendo declarado desde o fim da década de 90 por R$ 25.000 (lote + casa) que era super simples na época.
Há cerca de uns 18anos aproximadamente ele construiu 2 lojas quando ele aposentou, foram sendo construídas aos poucos. E cerca de 10 anos 1 apartamento. A casa também foi toda reformada e hoje é muito maior.
Eu sempre falei para ele declarar e ele resistia. Agora em 2014 ele concordou, pensei em declarar as lojas e nos próximos anos o Apto para não cair na malha, estou receoso de fazer pelos motivos:
1)Se eu declarar como ele fez no ano passado 2013, terrei que usar um valor baixo já que não pode extrapolar o valor que ele recebeu no mês passado cerca de 45.0000;
2) Para usar os valores reais da época não sabemos ao certo o valor e quanto ele recebeu quando aposentou, na verdade foi usado valores que ele economizava também, mas como tem muito tempo fica difícil provar e realmente lembrar;
3) Ele fez aos poucos pensei em declarar o valor e depois as benfeitorias, mas é o mesmo problema tem muito tempo e não temos mais os recibos..

Então resumindo eu queria declarar o maior valor possível sem cair na malha fina, porque se deixar assim se algum dia for vender o governo vai levar tudo em ganho de capital já que o valor real é alto e o lançado irrisório.

Muito obrigado

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quarta-Feira | 5 março 2014 | 17:58

Boa tarde Álvaro,

Já temos no Fórum, este Tópico sobre DIRPF2014, assim sendo, pedimos a gentileza de promover uma pesquisa no mesmo e caso não encontre a resposta que procura, volte a postar sua consulta no mesmo.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.