x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 8.669

Solicitação de Opção pelo SIMEI e Simples Nacional

Pedro Henrique Gaudêncio

Pedro Henrique Gaudêncio

Iniciante DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 11:40

Bom dia

Em 06/03/2012 abri minha empresa através do site Empreendedor Individual, no qual a Razão Social é o MEU NOME + MEU CPF (NomeCompletoOculto).

Hoje estava lendo em alguns fóruns sobre a Declaração do RELATÓRIO MENSAL DAS RECEITAS BRUTAS, e fui tentar realizar o mesmo no https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional, e não tive sucesso. Quando tento na opção SIMPLES, no PGDAS-D e DEFIS aparece uma mensagem com meu CNPJ e o Nome Empresarial, e em baixo: Solicitação de opção pelo Simples Nacional não aceita.
Motivo: período não permitido para a pessoa jurídica que já iniciou atividade solicitar a opção pelo Simples Nacional.A solicitação de opção pelo Simples Nacional de pessoa jurídica que já iniciou atividade somente pode ser solicitada no mês de janeiro.

Depois tentei no SIMEI, e uma mensagem semelhante aparece: Solicitação de opção pelo SIMEI não aceita.
Motivo: o prazo para solicitar a opção pelo SIMEI encerrou-se às 24 horas (horário de Brasília) do dia 31/01/2014.
Para as pessoas jurídicas que já iniciaram atividades, a solicitação de opção pelo SIMEI somente poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil.

Não estou entendendo muito bem, se minha empresa não está enquadrada em nenhuma das duas, ela está irregular? Pois na consulta da Receita Federal não consta nenhuma pendência.

Alguém por favor me explica sobre o Simples Nacional e SIMEI?

Obrigado!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 17:00

Pedro Henrique Gaudêncio
Boa tarde

Para verificar a situação de sua empresa, vá até o Portal do Simples Nacional - Consulta Optantes.

De posse do número de CNPJ você poderá verificar a situação e o período que abrangeu cada regime tributário, caso houve mais de um.

Clique aqui - Consulta Optantes.

Qualquer dúvida, retorne.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Luciano Vasconcelos

Luciano Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 10 março 2014 | 21:49

Boa noite

Estou na mesmo situação, estou com uma empresa que não fez a DASN exercício 2012/2013, sendo que ela não teve movimento nesse período, quando fiz os cálculos no PGDAS no mês 11/2011 recebi uma mensagem que deveria fazer a opção para o SIMPLES NACIONAL para o ano de 2012, deveria ter sido feito em Janeiro, mas não o foi, com isso não consigo realizar os cálculos para fazer a DASN.

ALGUÉM PODE ME AJUDAR, PRECISAREI IR ATÉ A RECEITA FEDERAL PESSOALMENTE.

PS: Fiz a pesquisa e a empresa está com a situação atual no SIMPLES NACIONAL.

Obrigado,

Luciano.

Pedro Henrique Gaudêncio

Pedro Henrique Gaudêncio

Iniciante DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 07:59

Paulo R. Schafer

Apareceu o seguinte:

Situação Atual

Situação no Simples Nacional : Optante pelo Simples Nacional desde 06/03/2012

Situação no SIMEI: Optante pelo SIMEI desde 06/03/2012

Períodos Anteriores

Opções pelo Simples Nacional em Períodos Anteriores: Não Existem

Opções pelo SIMEI em Períodos Anteriores: Não Existem

Agendamentos (Simples Nacional)

Agendamentos no Simples Nacional: Não Existem

Eventos Futuros (Simples Nacional)

Eventos Futuros no Simples Nacional: Não Existem

Eventos Futuros (SIMEI)

Eventos Futuros no SIMEI: Não Existem

Luciano Vasconcelos

Luciano Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 15:38

Boa tarde, Pedro.

O que aparece na pesquisa é o que segue:

Situação Atual

Situação no Simples Nacional : Optante pelo Simples Nacional desde 19/08/2010

Situação no SIMEI: NÃO optante pelo SIMEI

Períodos Anteriores

Opções pelo Simples Nacional em Períodos Anteriores: Não Existem

Opções pelo SIMEI em Períodos Anteriores: Não Existem

Agendamentos (Simples Nacional)

Agendamentos no Simples Nacional: Não Existem

Eventos Futuros (Simples Nacional)

Eventos Futuros no Simples Nacional: Não Existem

Eventos Futuros (SIMEI)

Eventos Futuros no SIMEI: Não Existem



Att,

Luciano.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 março 2014 | 18:16

Pedro Henrique Gaudêncio
Boa tarde

Na mensagem destinada a mim, é possível verificar que a pessoa jurídica em questão está sob a forma do MEI desde a sua data de constituição, devendo obedecer a este regime em todas as suas obrigações.

Qualquer dúvida torne a postar.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Luciano Vasconcelos

Luciano Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 08:39

Bom dia Paulo R. Schafer.

Você pode me auxiliar nesta dúvida, fico agradecido!


Estou na mesmo situação, estou com uma empresa que não fez a DASN exercício 2012/2013, sendo que ela não teve movimento nesse período, quando fiz os cálculos no PGDAS no mês 11/2011 recebi uma mensagem que deveria fazer a opção para o SIMPLES NACIONAL para o ano de 2012, deveria ter sido feito em Janeiro, mas não o foi, com isso não consigo realizar os cálculos para fazer a DASN.



PS: Fiz a pesquisa e a empresa está com a situação atual no SIMPLES NACIONAL.

Obrigado,

Luciano.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 09:01

Luciano Vasconcelos
Bom dia

Para um melhor auxílio sobre sua situação, por gentileza confirme qual a forma de tributação nos anos calendários de 2011 e 2012.

Cabe lembrar que, mesmo a pessoa jurídica enquadrada no Simples Nacional estando sem movimento no ano calendário, deve apresentar DASN e marcar a opção "Sem movimento no período".

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Luciano Vasconcelos

Luciano Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 10:16



Paulo R. Schafer, bom dia.

A empresa não fez suas declarações anos calendários 2011/2012, verifiquei que teve movimento em Janeiro/2011 e os outros meses não teve movimento, com isso não tive a possibilidade de realizar a declaração sem movimento, peço desculpas pois tinha lhe dito que a empresa não teve movimento, no mês 11/2011 quando fui calcular no PGDAS com valores zerados, recebi a mensagem que tinha de fazer a opção do SIMPLES NACIONAL para o ano de 2012 e isso não é possível na data atual, isso impede que gere os meses 11 e 12/2011 para depois fazer a declaração, e ela está enquadrada atualmente como SIMPLES NACIONAL na pesquisa feita no link que enviou, e agora, o que faço, sendo que terei de fazer a declaração 2013, a receita só dificulta, o pior que as senhas na receita em minha cidade São José dos Campos só tem datas a partir de 20/04/2014 é um ABSURDO.

Att,

Luciano.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 10:23

Luciano Vasconcelos
Bom dia

Por gentileza, informe os períodos em que a pessoa jurídica esteve na condição de Simples Nacional.

Cabe lembrar que, não estando no regime do Simples Nacional, mesmo sem movimento deverá atender á outras obrigações.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.