x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.031

Declaração de Espólio

Vanessa de Fátima Diniz

Vanessa de Fátima Diniz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 março 2014 | 15:23

Boa Tarde! Estou confeccionando pela primeira uma Declaração de Espólio, onde me deparei com duas situações:
Primeiro: O inventariante no decorrer do inventário, alienou um bem do de cujus, no qual posteriormente houve uma autorização judiciário, mediante um termo de compromisso para cumprir com as devidas obrigações legais da transferência;
Segundo: O de cujus tinha um veiculo automotor que após o seu falecimento foi roubado.
Gostaria de saber como procedo, na declaração de Espólio, bem como na declaração da inventariante Herdeira, uma vez que, no formal de partilha, mesmo já não existindo esses bens na data de sua feitura, sendo por motivos de alienação e ou inexistência do bem roubado. Não sei se devo declara-los ou não?

Vanessa de Fátima Diniz
Contadora - CONTAC Contagem Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis - Puc Minas
Graduada em Direito - Puc Minas
Pós-graduanda em Direito Tributário - Faculdade de Direito Milton Campos
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 15 março 2014 | 19:03

Boa noite
No meu entender, voce tem que acompanhar o que consta no formal de partilha, para que feche as declaraçoes, tanto do espolio como da herdeira, colocando o que ocorreu, pois no caso do roubo do veiculo deve existir, o Registro da ocorencia do roubo, e no da venda do imovel a escritura de venda, com isso a informaçao ficara correta nas duas declaraçoes, observando as datas das ocorrencias.
Boa sorte.
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 17 março 2014 | 08:16

Prezados
Bom dia

Dúvidas a respeito do Imposto de Renda Pessoa Física devem ser direcionadas ao tópico já existente sobre o assunto cujo objetivo visa centralizar as informações e discussões sobre o mesmo.

Desta maneira, para terem acesso ao tópico indico, favor clicar aqui.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.