x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.046

Parcelamento Divida Ativa - Rescisão

Luan Carlos Haendchen

Luan Carlos Haendchen

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 14 março 2014 | 10:35

Bom dia Caros Colegas,

Meu cliente possuía um reparcelamento de dívida ativa, ao qual vinha pagando regularmente. O mesmo possuía uma parcela em atraso (ref. 06/2013), a parcela que iria vencer em 28/02/2014 meu cliente também não pode pagar por problemas financeiros. Segundo Lei 10.522 de 19 de Julho de 2002 e Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 15, de 15 de dezembro de 2009, Implicará rescisão do parcelamento a falta de pagamento de: 3 (três) parcelas, consecutivas ou não.

Duas parcelas não foram pagas, porém o sistema da PGFN automaticamente cancelou o parcelamento, ao verificar o espelho desta divida ativa pude notar que a informação de parcelas atrasadas que me era apresentado foi de 2,0059 parcelas em atraso. Isto ocorreu em função dos juros incidentes sobre a parcela de 06/2013 que cumulativamente aumentou o valor da Dívida Ativa em geral, ou seja suas parcelas variam de acordo com o valor da divida e não por guia. O sistema da PGFN segundo informação do próprio servidor público foi que acima de duas parcelas (seja um décimo acima) o sistema automaticamente entende que se deve 3 parcelas, porém independentemente da forma de mensuração das parcelas seja por guia ou valor da dívida não se chegou a 3 inteiros de parcela em atraso.

Gostaria de saber se existe alguma jurisprudência em relação a este assunto que conteste decisão da PGFN.

Luan Carlos Haendchen
Analista Societário
Bacharel em Ciências Contábeis
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 15 março 2014 | 20:27

Boa noite

Aconteceu o mesmo comigo, nao existe jurisprudencia a respeito, tive que requerer novo parcelamento e pagar o famigerado Pedagio, para obter o novo parcelamento.A legislaçao nao considera guias mas sim parcelas, entendeu, e duro mas e a realidade.
Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.