x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 525

Lucro Imobiliario 

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 21:44

Procurei pessoalmente 4 CONTADORES aqui em minha cidade e nenhum me deu 100% de certeza das minhas duvidas...acredito que aqui eu consiga :)

Vendi um imóvel NO MÊS PASSADO, que recebi de herança a cerca de 2 anos, eu possuia 8% desse imóvel (pois tinha muito outros herdeiros)
Minha parte foi vendida num valor de R$ 300.000,00
Hj possuo apenas uma casa residencial muito pequena que esta em meu nome e de minha esposa...

Minha duvida seriam essas...

1) Sei q comprando uma casa residencial com o mesmo valor fico isento do lucro imobiliario...mas isso funciona também se eu construir?

2) Se eu não puder construir eu posso comprar 2 casas prontas de valor menor ao inves de 1 casa com valor do meu lucro?

3) Em caso positivo da primeira pergunta, poderia construir e comprar uma casa de valor menor e somar o valor das duas pra descontar do meu lucro?

4) Estou sendo pago em 4 vezes, tenho 180 dias apartir da data do contrato ou apartir do dia em que eu passar a escritura?

5) Preciso declarar algo sobre lucro imobiliario? Mesmo se eu ficar isento ou não, como devo proceder?

6) Pagarei alguma cosa de IR por vender esse imóvel, ou/e por construir e comprar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.