x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 9.182

SARA SO

Sara So

Bronze DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2006 | 00:09

Gostaria de saber quais os procedimentos que voces adotam para a entrega da DCTF. Quais codigos que entram, enfim...alguem poderia me ajudar, se tiver uma planilha, sei la, qq.coisa serve.
Agradeco muito.
Sara

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2006 | 07:31

Oi Sara,

A DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) de maneira generalizada se pode dizer que ela serve para você antecipar informações a Receita Federal sobre os tributos aos quais a empresa está sujeita.

Nela você informa (além dos tributos que está sujeita) quanto deveria pagar, quando e como foi pago (se com juros e multas ou não).

A Declaração está basicamente dividida em 3 partes;

Cadastro - Informações cadastrais da empresa, de seu representante legal e do contador;

Débitos/Créditos - Informações sobre os débitos, créditos e respectivos pagamentos ou compensações.

Resumo - Lhe dá um resumo (em valores) de todos os tributos informados.

Em qualquer campo que você esteja na DCTF aberta, basta clicar na tecla F1 para que surja uma tela de ajuda completa (incluindo a legislação atual) sobre aquele campo. Vale dizer que o programa é praticamente auto explicável. Dê uma boa lida antes de começar. Quem está obrigado a entregar, prazo para entrega e coisas assim.

Preencha primeiramente a parte cadastral, depois veja a que impostos está sujeita a empresa da qual precisa entrega a DCTF.

A parte dos impostos é simples. Basicamente você deve clicar sobre o Imposto que a empresa está sujeita (PIS, por exemplo) a seguir;
Opção - Incluir - Informe o código e a periodicidade do imposto .
Opção - Valor do Débito - informe o valor devido.
Opção - Pagamento com DARF - Informe competência, vencimento, e os valores pagos

Basicamente você tem no DARF quitado todas as informações que precisa prestar na DCTF. Competência, vencimento, tipo e código do imposto, valores e etc...

Use a opção "Verificar Pendências" para ver se tudo foi feito corretamente.

Você terá tempo, o prazo para entrega é o quinto dia útil do mês de Outubro., qualquer dúvida disponha do Fórum.

Priscila Alves Tomasini

Priscila Alves Tomasini

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 09:21

Bom dia, tenho uma empresa que é Real Estimativa com apruração de balancete de suspensão mensal e eu paguei IRPJ e CSll referente a Janeiro e Fevereiro - foi feita a apuração após todas as compensações e deu a apgar..como vou informar isso na DCTF - estou falando ref. a DCTF do 1º semestre de 2008 pois se eu colocar o valor do débito e o darf pago ele diz que como tenho debito não posso ter balancete de suspensão.

Saulo S M Lobo

Saulo s M Lobo

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 11:17

Bom dia,

Realmente não houve suspensão dos tributos, mas sim REDUÇÃO, assim sendo, desmarque a opção suspensão para o mês em questão e marque somente redução.

Saulo Lobo

Denivalda de Oliveira Santos

Denivalda de Oliveira Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Domingo | 30 setembro 2012 | 22:33

Boa noite.
Solicitei uma certidão negativa na Receita Federal de uma empresa que está INATIVA há mais de 10 anos e foi constatado a ausência da DCTF: 2007 1º e 2° sem. e 2009 2° sem. Como vou emitir? Existirá multa pela não declaração?
Obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 08:21

Bom dia Denivalda,

Se a empresa está comprovadamente inativa, basta você apresentar os recibos da apresentação da DSPJ referente aos anos mencionados para que a Receita federal anule a exigência em questão.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.