x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 451

Dúvida sobre inatividade X movimentação da empresa

Evandro

Evandro

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Software
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 19:54

Tenho uma empresa de desenvolvimento de software, no caso ela presta serviço onde o contador informou ela como INATIVA porque até então eu não movimentaria nada.

Hoje completa 2 anos de inatividade só que a partir do primeiro ano eu comecei a receber boletos e efetuar pagamentos movimentando a conta da empresa e não avisei o contador para passar ela para ATIVA.
Que problemas vou ter com isso?

Danilo dos Santos Servilha

Danilo dos Santos Servilha

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 20 março 2014 | 21:56

Olha só ... Nesse caso, considerando você como Lucro Presumido ou Lucro Real, e o fato de que o contador não sabia da existência de movimentação financeira (o que já descaracteriza a inatividade), provavelmente ele entregou a declaração DSPJ que é uma declaração feita para Empresas Inativas.

Essa declaração é simples e elimina a obrigatoriedade de entregar algumas outras declarações acessórias.


Tendo agora a questão da atividade da empresa e descaracterização de inativa, teoricamente a empresa deveria retificar a DSPJ (cancelando-a) e entregar as demais declarações (mesmo que zeradas) de acordo com a legislação de cada uma. E isso com certeza te acarretaria multas pelo atraso.

Muitos confundem a figura da empresa "sem movimento" com a da empresa "inativa" e fazem a maior bagunça com isso. São coisas distintas e tratamentos diferentes.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.