x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.594

Casa na planta

Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 10 anos Sexta-Feira | 21 março 2014 | 19:31

Não tenho nenhuma casa em meu nome...posso vender uma casa na planta?

Em caso positivo eu que eu realmente teria que pagar? Imposto de Renda? Lucro imobiliario? Ambos?

E para fazer isso só é necessário um contrato? Ou tenho que ter firma aberta?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sábado | 22 março 2014 | 19:21

1. Se pretende vender 01 casa na planta, com pagamento à vista, o ideal é fazer um contrato apenas.
2. Inicialmente poderá transferir o terreno para o comprador e já ir construindo a casa em nome do mesmo, assim os impostos ficarão menores.
3. Se transferir o terreno no início, irá pagar somente o ganho de capital sobre o terreno, se houver.
4. A casa poderá ser construída em nome do comprador, e regularizada em nome do mesmo.

APARECIDA MOTA
Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 10 anos Sábado | 22 março 2014 | 21:37

Muito obrigado pela resposta...

estou tentando ajudar meu cunhado a não pagar o lucro imobiliario....

se eu fizer esse contrato consigo ajudar ele a ficar isento ou diminuir o lucro imobiliario dele?

Se ele ja tiver um terreno fica mais facil ou complica mais? Pois eu não tenho nenhuma casa para vender pra ele!!!

Qual seria a melhor forma de ajuda-lo?

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 20:56

O ganho de capital é pago sobre a diferença entre a aquisição e a venda. Ex: comprou o terreno por 20.000,00 vendeu por 50.000,00 - ganho de capital de 30.000,00 - recolher 15% de ganho de capital.
Quanto maior a diferença, maior será o imposto a ser pago.
Bens até 35.000,00 - se for a única venda no mês fica isento de imposto.
Baixe o programa Ganho de Capital do site da RFB e faça as simulações, o próprio programa irá lhe fornecer o imposto devido.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.