x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.226

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 23 março 2014 | 20:22

Giane Coelho Teixeira,

Boa noite!


"A Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa 2014 deve ser apresentada pelas pessoas jurídicas que permaneceram inativas durante todo o ano-calendário de 2013" e, "Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário".

O simples fato da empresa ter sido constituída em 2013 e, ter subscrito e/ou integralizado o seu capital social, já temos uma atividade patrimonial da empresa e, desta forma, a empresa não esteve inativa durante todo o ano calendário de 2013.

Desta forma, a empresa não deve fazer a entrega da DSPJ/2014, mas sim da DIPJ ou Defis, de acordo com o seu regime de tributação.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Danilo dos Santos Servilha

Danilo dos Santos Servilha

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Domingo | 23 março 2014 | 22:21

Se for seguir a risca isso tudo, teoricamente não existe em hipótese alguma uma empresa inativa.

Raciocínio: Toda empresa, mesmo que "parada" é obrigada a ter responsável contábil. Logo, o mesmo não trabalha de graça (a menos que algum colega aqui faça isso e contribua para a desvalorização de nossa classe). (atividade financeira - pagamento)


Sou a favor do fim do termo "INATIVIDADE" com base no citado acima.


Ahhhhh tá ... A despesa não é da empresa ... e sim do empresário. Ahammm !!! Pra que o principio da entidade mesmo??? kkkk

Abraço,

Danilo!

LUIS ADRIANO SLUSARCZUK

Luis Adriano Slusarczuk

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 26 março 2014 | 10:25

Bom Dia a todos
Como a empresa constituida em 09/2013 não teve movimentação patrimonial, pois no seu contrato social de constituição possui clausula de integralização de capital social, se ela integralizou mesmo que por caixa esta não esteve inativa, portanto não deve fazer a DSPJ e sim a DIPJ, agora se sua constituição ocorreu em 2012 em 2013 não aconteceu nada ai sim esla esteve inativa.
Att.

Contador Pos graduado em Controladoria com 20 anos de experiência na área contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.