x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 883

Rendimentos Recebidos de ação judicial trabalhista

Bianca Carvalho Paulino

Bianca Carvalho Paulino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 21:43

Prezados,

Boa noite!

Estou com dúvida em um caso que meu cliente está recebendo, desde dez/12 parcelas ref. a uma ação judicial Trabalhista. Em 2013 foi fácil declarar, pois havia apenas uma parcela recebida. Já esse ano estou em dúvidas, pois ele recebeu 12 parcelas iguais (jan a dez). Quando lanço o valor com a opção de tributação por ajuste anual, o sistema pede o mês. Estou em dúvida de qual mês devo colocar, dezembro? Se não, como devo proceder?

Outra dúvida, ainda relacionado ao mesmo caso, é em relação as despesas com advogados. A empresa pagadora não mencionou no Comprovantes de Rendimentos o valor pago a advogados. Esse valor foi descontado das parcelas do meu cliente, e verifiquei no próprio programa do IR que é possível descontar esse valor pago dos rendimentos recebidos tanto tributáveis como isentos.

"As despesas judiciais e os honorários advocatícios pagos pelo titular para o recebimento dos rendimentos acumulados devem ser proporcionalizados, se for o caso, entre os rendimentos tributáveis e os isentos ou não tributáveis. "

Como a empresa pagadora não informou o valor de advogados no comprovante, se eu descontar esses honorários, meu cliente cairá na malha fina?

Obrigada,

Bianca

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quinta-Feira | 27 março 2014 | 21:56

Boa noite Bianca,


Já temos no Fórum, este Tópico sobre DIRPF2014 assim sendo, pedimos a gentileza de promover uma pesquisa no mesmo e caso não encontre a resposta que procura, volte a postar sua consulta no mesmo.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.