x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 17.186

Declarar Aumento De Capital Social Oriundo De Reservas De Lu

Hellington Silvério Santana Júnior

Hellington Silvério Santana Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 15:33

Olá, Boa tarde a todos!


Ao informar na declaração de bens o aumento das quotas de capital aumentadas em função de reservas de lucros,
informo o referido aumento somando-o ao valor das quotas declaradas em 31/12/2012..

Ao analisar o caixa da declaração o saldo, logo, ficará negativo em função da evolução patrimonial do declarante.

Pergunto, é correto transmitir a declaração ficando esse "caixa negativo" ,e a RFB entenderá ao ler na declaração de bens a origem do aumento?

Ou tem algum outro campo que informo esse valor do aumento de capital?

A linha 14 dos rendimentos isentos e não tributados (incorporação de reservas ao capital) a que ser refere?


alguém pode me ajudar?

Obrigado.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 29 março 2014 | 01:03

Hellington Silverio Santana Junior
Boa Noite


Verifique os lançamentos que foram efetuados no balanço pq o aumento do capital social com lucros acumulados não interferirá os lançamentos de caixa, haverá lançamentos apenas no grupo do PL

1. COM LUCROS ACUMULADOS E RESERVAS DE LUCROS

É comum as empresas, visando fortalecer a situação patrimonial e financeira dos seus negócios, capitalizarem parte dos lucros gerados, na forma de aumento de capital.

O registro contábil correspondente ao aumento do capital social mediante aproveitamento de lucros acumulados ou de reservas é realizado mediante a transferências do (s) valor (es) correspondentes á conta de capital social.

Exemplo:

D – Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido) R$ 50.000,00
D – Reserva de Lucros (Patrimônio Líquido) R$ 100.000,00
C – Capital Social (Patrimônio Líquido) R$ 150.000,00


Fonte:Portal de Contabilidade



Heloisa Motoki

Hellington Silvério Santana Júnior

Hellington Silvério Santana Júnior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 12:48

Heloisa Motoki e Márlus Mauri , Obrigado pelas respostas , mas, acho que não fui claro na minha pergunta, e desde já peço-lhes desculpas.

Mas minha dúvida refere-se mais em relação a Declaração de Renda da Pessoa Física, onde na declaração de bens, haverá uma variação patrimonial no que tange o capital social do referido sócio..por exemplo...

Declaração de bens...

Antonio da silva.....

30.000 quotas de capital na empresa tal...........conf. reg. tal..ano tal....



Situação em 2012......30.000,00 situação em 2013.....180.000,00 (esses 150.00, são oriundos da integralização através de reservas de capital...)



bom, observem que antes seu patrimônio era 30.000,00 referente ao capital...

Daí houve um aumento do capital através das reservas de capital...onde de 30.000 quotas o mesmo passou a ter 180.000 quotas..


Essa diferença...de 150.000,00 que é minha duvida, pois se eu fizer uma analise de caixa nesta Declaração de REnda dele, fica um valor negativo de 150.000,00..


essa minha dúvida, ..
hehehe ficou extensa a colocação novamente...não sei se ficou claro..

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.