x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.598

IRPF - Rendimentos Isentos do dependente

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Informática
há 10 anos Domingo | 6 abril 2014 | 09:39

Boa Noite!

Estou fazendo uma IRPF de um casal de idosos. Somente rendimentos isentos.
Um deles teve "Parcela Isenta de Proventos de Aposentadoria, Reserva , Reforma e Pensão (65 Anos ou Mais)" E "Reforma por acidente de Trabalho"
Sua esposa teve "Parte dos proventos da aposentadoria, reforma e pensão (65 anos ou mais)".

No ano passando, quem fez a declaração, colocou os valores do declarante no campo 6 e 7. E o da esposa do campo OUTROS.

Este procedimento é correto? Dado que o limite mensal é R$ 1.710,78 (22.240,14 no ano)? Devo somar os isentos dos dois e ver se ultrapassou o limite ou realmente o 1710,78 é para cada um?

Obs: Caso eu não possa separar no campo OUTROS, entraria como rendimento tributável, dando valor a pagar. Posso deixar de declarar a esposa já que seu rendimento isento foi inferior a R$ 25.661,70?

Desde já agradeço a colaboração!

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 6 abril 2014 | 11:45

Aline,

nesse caso a declaração pode ser feita em conjunto, tendo em vista que os dois já são aposentados, temos um tópico aqui no site que nos orienta quando ao IRRF.

Fernando Mendes
contador

Aline

Aline

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Informática
há 10 anos Domingo | 6 abril 2014 | 16:10

Boa Tarde!

Eu li. Porém não sou da área, e não achei respostas claras e que me deixassem segura quanto a como devo proceder. Por esta razão fiz a pergunta aqui de forma um pouco mais direta.

Obs: A declaração já é realizada em conjunto. Minha dúvida é quanto aos limites, se soma, e se devo retificar caso realmente esteja errado.

Obrigada pela ajuda.

Atenciosamente,
Aline

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.