x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 8.684

cpf para dependentes com deficiência

FABIO SOARES SILVESTRE

Fabio Soares Silvestre

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2008 | 15:49

por favor alguem que possa me dar esta orientação, existe um dependente de IR , o qual possui 41 anos de idade e com deficiência mental e ainda não possui tiulo de eleitor.
e necessario, que mesmo providencie um CPF novo, para fazermos a devida declaração

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2008 | 22:09

Boa noite Fabio,

Uma das exigências tidas como "novidades na Declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas" é a obrigatoriedade de constar o CPF de todos os dependentes com idade a partir de 18 anos completados até 31/12/2007.

É o que se lê nas Novidades da Declaração do IR 2008 publicadas pela Coordenação de Imprensa da Receita Federal.

Face ao exposto é imperativo que você providencie o cadastramento desta pessoa no CPF se o mesmo ainda não for cadastrado. A falta do Nº do Título de Eleitor não impede a entrega da Declaração, a do CPF sim.

Confira.

...

Andrea Lorenzo

Andrea Lorenzo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 16:39

Saulo, até o ano passado IRPF ano base 2011, eu entreguei a declaração colocando um dependente deficiente mental com 50 anos, sem o CPF pois ele não tem, esse ano na verificação de pendências de erro pois o dependente está sem CPF. O que eu devo fazer???? Ele não assina, ele é dependente da mãe que tem 86 anos. Essa obrigatoriedade foi esse ano?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 07:35

Bom dia Andrea,

Esta "novidade" foi lançada em 2008, entretanto ainda não tinha sido cobrada, ou seja, não era motivo para impedir a transmissão da DIRPF.

A partir deste ano (você tem razão) passou a ser motivo de impedimento. Neste caso a responsável por ele deve solicitar a inscrição no CPF em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios com custo de R$ 5,70

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.