x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.719

distribuição de lucros na declaração de imposto de renda

Andréia

Andréia

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 21:23

Boa noite colegas!!

alguém poderá tirar a minha dúvida??!!

encerrei o ano de 2013 (jan a dez) fiz o apuração e deu X de lucros a distribuir aos sócios.... os sócios tem a receber esse valor, o pagamento foi em 2014 (lançamento contábil) e agora vou fazer a declaração anual de imposto de renda deste sócio, pergunta??? Mesmo recebendo o dinheiro em 2014 no campo de rendimentos isentos devo declarar referente a competencia 2013 os lucros que deu do encerramento do balanço ou pelo pagamento aos sócios?


exemplo..
fechamento balanço 2012, pagou a distribuição em 2013 Ex: 40.000,00
fechamento balanço 2013, pagou a distribuição em 2014 EX: 60.000,00

devo pegar qual distribuição?? a recebida em dinheiro ou a apurada no respectivo ano de vigencia?

estou sem entender


me ajudem!

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 21:50

Andréia,

TODAS EMPRESAS podem distribuir lucros ou dividendos aos seus sócios, independentemente do regime de tributação aplicado (SIMPLES NACIONAL, Lucro Presumido ou Lucro Real) .

A distribuição de lucros pelas empresas aos seus sócios é muito benéfica, pois é uma forma legal e fiscal de remuneração dos investidores pelo capital investido no empreendimento e os valores pagos/creditados não estão mais sujeitos à incidência de nova tributação, seja na Pessoa Física ou na Pessoa Jurídica.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas pois se a empresa tiver débitos de tributos federais vencidos (Impostos e contribuições), não poderá distribuir lucros/dividendos aos sócios acionistas/quotistas e nem aos seus administradores, visto que a lei pune quem o fizer.

texto na íntegra:

ronaldovtrapp.blogspot.com.br

porém a RFB, considera a DIRF, como sendo a receita recebida, pois até o momento os sócios só tinham o direito a receber, tendo em vista que a receita não se realizou em 2013 esses valores não devem ser declarados em 2013, e sim na data da distribuição de lucros caso a empresa esteja em dia com a RFB.

Andréia

Andréia

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 22:01

obrigada pelo contato, mas não foi isso que perguntei.... na declaração de imposto de renda deste ano no campo rendimentos isentos devo informar a distribuição pelo balanço fechado de 2013 ou pelo recebimento da distribuição.. veja novamente a minha pergunta....

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 22:26

Andréia,

O lançamento deve ser realizado pelo recebimento da distribuição, uma vez que o sócio irá receber apenas parte do saldo do balanço encerrado no exercício.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.