x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 784

O que o MEI deve fazer se estourar o faturamento de 72.0000,

Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 12 abril 2014 | 18:45

Boa noite

Se a receita bruta ultrapassou o limite proporcional em mais de 20%, no ano-calendário de início de atividades, a data do efeito do desenquadramento é a data de abertura da empresa (desenquadramento retroativo).

O desenquadramento do Simei deve ser informado no Portal do Simples Nacional por meio do aplicativo Desenquadramento do Simei. Após digitar o código de acesso, o contribuinte deverá selecionar o motivo do desenquadramento e a data em que ocorreu o fato motivador do desenquadramento.

O contribuinte desenquadrado do SIMEI passará a recolher os tributos devidos pela regra geral do Simples Nacional a partir da data de início dos efeitos do desenquadramento, devendo ser observado se houve a exclusão do regime unificado na forma do Simples Nacional. Isto porque o contribuinte desenquadrado do SIMEI e excluído do Simples Nacional passará a recolher os tributos devidos de acordo com as respectivas legislações de regência adotando o Lucro Presumido ou Lucro Real como forma de tributação.

Na hipótese de a receita bruta auferida exceder em mais de 20% (vinte por cento) de faturamento previstos no MEI, o contribuinte deverá informar no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D) as receitas efetivas mensais, devendo ser recolhidas as diferenças relativas aos tributos com os acréscimos legais.

Fontes:
Receita Federal: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Perguntas/Perguntas.aspx
ITC Consultoria

"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.