![WIRLEY FLORENTINO FERREIRA](assets/img/users/foto46985_100.jpg)
Wirley Florentino Ferreira
Prata DIVISÃO 1, Contador(a) Bom dia pessoal,
tenho três dúvidas a respeito das despesas do IRPF
1- Despesas com instrução: A instituição de ensino particular emiti um boleto para pagamento referente a dezembro de um determinado ano, vamos supor 2012 e este boleto vence em janeiro de 2013 e somente é pago neste mês, poderei utilizá-lo na declaração referente ao exercício de 2012 ou terei de deixá-lo para o exercício de 2013?
2- Vamos supor agora que a instituição emitiu o boleto referente a maio de 2012 para pagamento em junho de 2012, porém este boleto não foi pago até o momento de preencher a declaração do IR referente a 2012, posso utilizá-lo na dedução do IR? Ou somente podem ser utilizados os relamente quitados?
3- As despesas com IR seguem o regime competência ou caixa?
Desde já agradeço a colaboração de todos.
Contador