x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 356

WIRLEY FLORENTINO FERREIRA

Wirley Florentino Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 09:12

Bom dia pessoal,

tenho três dúvidas a respeito das despesas do IRPF

1- Despesas com instrução: A instituição de ensino particular emiti um boleto para pagamento referente a dezembro de um determinado ano, vamos supor 2012 e este boleto vence em janeiro de 2013 e somente é pago neste mês, poderei utilizá-lo na declaração referente ao exercício de 2012 ou terei de deixá-lo para o exercício de 2013?

2- Vamos supor agora que a instituição emitiu o boleto referente a maio de 2012 para pagamento em junho de 2012, porém este boleto não foi pago até o momento de preencher a declaração do IR referente a 2012, posso utilizá-lo na dedução do IR? Ou somente podem ser utilizados os relamente quitados?

3- As despesas com IR seguem o regime competência ou caixa?

Desde já agradeço a colaboração de todos.

Wirley Florentino Ferreira
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.