x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.341

Declaração de Imposto de Renda PF- Imóveis com Usufruto

Natalia

Natalia

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 09:02

Colegas, bom dia!

Minha questão sobre o Imposto de Renda é:

Meu pai faleceu. No inventário o imóvel dele e da minha mãe foi dividido em 3 partes iguais de R$ 30.000,00 entre minha mãe, eu e meu irmão. Minha mãe tornou-se usufrutuária vitalícia do imóvel.
Como devo declarar essa situação no imposto de renda?
Na ficha bens e direitos declaro meus R$ 30.000,00 mais a metade do valor da minha mãe (R$ 15.000,00) que deixou sua parte com seu usufruto?
Na ficha rendimentos isentos e não tributáveis declaro somente os R$ 15.000,00 ou o valor somado à minha parte de R$ 30.000,00?

Obrigada!

Natália

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 09:19

Natália,

Cada um deverá lançar apenas a sua parte da terra na declaração de bens e direitos, colocando que a sua mãe ficou como o usufruto vitalício, nome,CPF. e etc -

Na declaração de sua mãe, vai lançar normalmente so a parte dela(normalmente); em discriminação, ela vai colocar que a terra total, area X, está com direito a usufruto vitalicio.



Abraços..

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.