x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 4.232

Classificação CNAE

guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 16:15

Boa Tarde estou montando uma adega, comércio de bebidas, irei me enquadrar como uma EIRELI e desejo optar pelo simples nacional, porém minha atividade opta por um CNAE que não permite o simples nacional.

Existe alguma forma em que eu consiga?

*Empresas e atividades que não podem se enquadrar no Simples Nacional

i) que exerça atividade de produção ou venda no atacado de:

- cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes;

- bebidas a seguir descritas: alcoólicas; refrigerantes, inclusive águas saborizadas gaseificadas; preparações compostas, não alcoólicas (extratos concentrados ou sabores concentrados), para elaboração de bebida refrigerante, com capacidade de diluição de até 10 (dez) partes da bebida para cada parte do concentrado; cervejas sem álcool;

Luiz Carlos Behnke Junior

Luiz Carlos Behnke Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:31

i) que exerça atividade de produção ou venda no atacado de:
- cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munições e pólvoras, explosivos e detonantes;

Pergunte ao seu contador, mas no meu entendimento, não pode se enquadrar são as fabricas e as distribuidoras destes produtos acima.


Quanto a sua duvida, pesquise neste link abaixo o melhor enquadramento para sua empresa, pois acredito que um comércio varejista possa se enquadrar no simples nacional.

www.cnae.ibge.gov.br

Luiz Behnke

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo - Churchill
guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 11:20

Muito obrigado Luiz você tem razão o comercio varejista pode sim se enquadrar no simples porem obtive o seguinte problema:

A distribuidora de bebidas terá também alguns alimentos como espetinhos e sorvete, alem de alguns produtos de fumo, pesquisando encontrei o CNAE ideal que seria:

Seção: G COMÉRCIO; REPARAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES E MOTOCICLETAS
Divisão: 47 COMÉRCIO VAREJISTA
Grupo: 472 COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO
Classe: 4729-6 COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM GERAL OU ESPECIALIZADO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE; PRODUTOS DO FUMO

Porem quando entra na subclasse ela limita a tabacaria, ou alimentação

Esta classe contém as seguintes subclasses:
4729-6/01 TABACARIA
4729-6/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM GERAL OU ESPECIALIZADO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE

Como posso resolver isso, posso abrir o CNAE pela classe ou tem que ser pela subclasse?

Luiz Carlos Behnke Junior

Luiz Carlos Behnke Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 11:27

Guilherme

Colocar o CNAE Comercio de bebidas como principal atividade da empresa e os outros como secundário.

Luiz Behnke

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo - Churchill
Luiz Carlos Behnke Junior

Luiz Carlos Behnke Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 11:49

Desde que sejam compatíveis com a atividade exercidas pela empresa....não vejo problemas

Luiz Behnke

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo - Churchill
Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 11:58

Bom dia!

Sim, não há problema algum, uma empresa pode ter várias atividades segundárias.
Vale lembrar que;
As atividades econômicas secundárias são as demais atividades exercidas na mesma unidade produtiva, além da atividade principal.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.