x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.144

Venda de todas as quotas uma empresas para terceiros

GILVAN CARVALHO

Gilvan Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 16:15

Boa tarde!
!º quero pedir desculpa se já estiver tópicos sobre esse assunto.
Vamos a minha duvida:
Os sócios de uma empresa do lucro real vende todas as quotas para terceiros pelo valor de R$ 2.000.000,00 e a empresa possui as seguintes informações:
Total do Ativo disponível + estoque = = R$ 252.705,46;
Total do Ativo Permanente = R$ 1.173.183,04;
Total das depreciações = R$ 17.694,00;
Total das Dividas com terceiros = R$ 1.151.365,84;
Patrimônio Liquido = R$ 326.258,00 sendo que o capital social é de R$30.000,00 e o restante é lucros e reservas;
Pergunto: como proceder para apuração do ganho de capital dos sócios? e qual o valor do ganho de capital de cada sócio, onde 1 sócio possui 80% das quotas e o outro sócio possui 20% das quotas?
sobre esse ganho de capital qual a alíquota do IR vai ser 15% ou 27,5%?
Enquanto a CSLL não incide por que é ganho de capital de pessoa física, estou correto?
Meu patrão pediu essas informações e eu preciso passar pra ele.
desde já agradeço pela atenção.
Gilvan

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 1 maio 2014 | 20:38

Boa noite Gilvan

O ganho de capital a ser apurado para cada sócio será a diferença positiva entre o valor das quotas que cada um detém e o da vanda. A alíquota do imposto de renda a ser aplicada sobre o ganho é de 15%. O imposto deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente ao da negociação.

Nota:
A empresa em si fica alheia a negociação que deve ser feita entre pessoas físicas, ou seja, o número informados por você servem apenas para nortear os compradores.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.