x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.215

imposto de renda descontado de aposentado com Neoplasia Mali

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Sexta-Feira | 2 maio 2014 | 23:27

Boa NOite,


Me surgiu hoje um senhor, que teve câncer de próstata, no período de 2009 a 2012. Esse senhor é aposentado ( ele é funcionário publico), do poder judiciário. E hoje está curado fez tratamento e tudo mais....
Nesse período em que estava doente ( câncer), e fazendo tratamento, ele tinha em seu beneficio/aposentadoria, descontado mensalmente o imposto de renda.
Depois de muito tentar reverter essa situação sozinho e não conseguir, indo diretamente na receita.
Hoje ele apareceu em meu escritório, e me disse se eu poderia ajuda-lo a resgatar, e ter de volta esses valores descontados, que junto todos esses anos de 2009 a 2012 somam R$ 23.800,00 de imposto de renda retido para a receita federal.
Eu fiquei com a documentação dele, laudos e tudo mais desse período, e fiquei de analisar, pois eu nunca trabalhei com um caso dessa forma.
Na opinião de vcs o que pode ser feito para ele ter de volta esse valor.??

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 3 maio 2014 | 05:39

Bom dia colega, não querendo desmerecer seus conhecimentos profissionais, mas já tendo acontecido conosco aqui no escritório, exatamente a mesma coisa, e necessario um Advogado, pois a SRFB, somente através de uma ação, e o advogado já tem o caminho das pedras para que a coisa não enrole e prescreva o direito da devolução, pois a mesma sera somente dos últimos 5 anos, como já estamos em 2014, vao alegar via administrativa somente os 4 anos, , e com medidas protelatória, O mais rápido possível de entrada com Advogado. Atenção não sou advogado , sou contador, mas já passei por esa situação.

Ribeiro

Contabilidade Ribeiro Ltda.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.