x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 527

Empresas Patrimoniais e o Simples Nacional

Adelino Augusto Polycarpo Neto

Adelino Augusto Polycarpo Neto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 10 anos Sábado | 3 maio 2014 | 09:05

Está na lei complementar:


"§ 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:

I - de cujo capital participe outra pessoa jurídica;

II - que seja filial, sucursal, agência ou representação, no País, de pessoa jurídica com sede no exterior;

III - de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos desta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo;"


Do texto da Lei Complementar que Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, entendi que para que a empresa seja considerada como de Pequeno Porte, e portanto, esteja apta a se enquadrar no Simples Nacional, a mesma NÃO PODE ter dentre os seus sócios uma Pessoa Juridica.

Mesmo assim fico na dúvida sobre as Holdings Patrimoniais. Há alguma brecha em que se permite uma HOLDING PATRIMONIAL SER SÓCIA de empresas que enquadrem seu sistema tributário no Simples Nacional?

Agredeço antecipadamente pela ajuda.

Adelino Neto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.