x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.077

CSLL e IRPJ PAGO EM ATRAZO - COMO LANÇAR NA DCTF

sheyla de carvalho

Sheyla de Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 5 maio 2014 | 23:47

Pessoal, boa noite,

Estou com o seguinte problema:
Meu cliente pagou a CSLL e o IRPJ referente ao 4º semestre de 2013 no dia 28/02/2014. Como faço para lançar na DCTF? Não fiz nenhum lançamento destes valores ainda, visto que eu havia entendido que eu só poderia fazê-los no mês final do semestre posterior, porém, quando tento lançar na aba trimestre anterior da erro, pois diz que eu tenho que lançar quantidade de quotas, mas o cliente pagou parcela integral.
agradeço se os colegas puderem ajudar

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Terça-Feira | 6 maio 2014 | 08:40

Bom dia Sheyla,

Na DCTF de dezembro/2013, deve declarar os débitos de IRPJ e CSLL pelo valor original, não assinalando o campo "o saldo deste débito sera dividido em duas ou três quotas".

Em pagamentos com DARF, informar o pagamento do IRPJ e CSLL tal como foram pagos na rede bancária, ou seja, informando valor principal, multa e juros.

Obs.: Independente de terem sido pagos ou não, os débitos devem ser informados normalmente nas DCTF de origem e caso venha a paga-los posteriormente, não sera necessário retificar a DCTF para informar os pagamentos, tendo em vista que a própria Receita Federal, alocara os pagamentos nos débitos informados na DCTF.

A pasta "Trimestre Anterior", só deve ser preenchida, quando parcelar o débito de IRPJ e CSLL em quotas, para um melhor entendimento desta pasta, leia o menu "AJUDA" da DCTF.

Caso já tenha entregue a DCTF referente dezembro/2013 por ter informado outros débitos, deve elaborar uma DCTF retificadora de dezembro/2013, mantendo as informações anteriores que estão corretas e incluir os débitos de IRPJ e CSLL e os devidos pagamentos.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.