x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 993

Retenção PIS e COFINS Cumulativo - Compensação no Não Cumula

Paulo Pacher

Paulo Pacher

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 7 maio 2014 | 09:19

Bom dia,

Tenho uma empresa que presta serviços sujeito ao regime Cumulativo do PIS e COFINS onde ele sofre a retenção do 4,65%, este mesmo cliente também tem atividade de venda sujeita ao regime Não Cumulativo.

Minha dúvida é a seguinte:
Posso utilizar saldos de retenções de PIS e COFINS referente a prestação de serviços sujeita ao regime CUMULATIVO para compensar o débito referente a venda no regime NÃO CUMULATIVO?

Tenho como base o art. 7º da IN SRF 459/2004 que diz:

Art. 7º Os valores retidos na forma do art. 2º serão considerados como antecipação do que for devido pelo contribuinte que sofreu a retenção, em relação às respectivas contribuições.

§ 1º Os valores retidos na forma desta Instrução Normativa poderão ser deduzidos, pelo contribuinte, das contribuições devidas de mesma espécie, relativamente a fatos geradores ocorridos a partir do mês da retenção.

§ 2º O valor a ser deduzido, correspondente a cada espécie de contribuição, será determinado pelo próprio contribuinte mediante a aplicação, sobre o valor bruto do documento fiscal, das alíquotas respectivas às retenções efetuadas.

Paulo Ricardo Pacher
New Norte Informática - Questor Sistemas - Joinville/SC
Fone: (047) 3032-8600

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.