x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 798

Crédito de PIS/Cofins - Imobilizado

Eduardo Toniolo Tisatto

Eduardo Toniolo Tisatto

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 8 maio 2014 | 20:19

Estive em um treinamento sobre Lucro Real aqui na empresa onde trabalho e durante este treinamento levantamos uma dúvida onde tivemos vários pontos de vista e eu fiquei responsável por pesquisar isso mais a fundo, porém não consigo encontrar uma base 100% confiável de resposta, as situação é a seguinte e hipotética:

Em 2012 uma empresa do lucro Real adquiriu 100 mil em Maquinas e Equipamentos e esta tomando este crédito pelo método da depreciação em 10 anos, portanto em 2012 ela tomou o crédito de PIS/Cofins sobre a base de 10 mil, ou seja, 925 reais.

Em 2013 a empresa fez uma análise e optou em adotar o lucro presumido, portanto o POS/Cofins é regime cumulativo e não permite crédito.

Em 2014 ou por opção ou por estourar o limite de faturamento e empresa volta para o Lucro Real e retoma o direito ao crédito por voltar ao lucro presumido.

Vem a pergunta: A base de 90 mil que a empresa não utilizou pode ser retomada? Excluindo a depreciação de 2013?


Obs: Eu sei que existe agora o método de crédito integral no momento da aquisição, é apenas uma situação hipotética.

Eduardo Toniolo Tisatto
Consultor Tributário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.