x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 802

IRPF - Doação de Imóvel

Rodrigo

Rodrigo

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 19 maio 2014 | 23:24

Bom dia,

Meu pai deseja fazer a doação de um imóvel para o meu nome, para isso gostaria da vossa ajuda para esclarecer alguns pontos.

Pelo que eu levantei até o momento, quando dermos entrada do processo de doação no cartório, será solicitado ao Estado uma reavaliação do valor do imóvel, a partir da qual serão calculados os respectivos tributos e taxas, como o ITCD (por exemplo).

Estou preocupado se nesse processo também terei que atualizar esse valor na minha DIRPF, pois como o imóvel foi adquirido há vários anos o seu valor declarado na DIRPF do meu pai está bastante defasado. Quando eu for fazer a nova escritura eu posso manter o valor presente na declaração do meu pai e dessa forma evitar o pagamento de Ganhos de Capital, pois na verdade nós não pretendemos vender o imóvel, apenas mudar a titularidade.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.