x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.471

Variação Cambial no LALUR por Regime de Caixa na DCTF

WILDERSON BRITO

Wilderson Brito

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 09:35

Bom dia pessoal,

Estou com uma duvida, tenho uma empresa do Lucro Real Trimestral e a mesma se encontra como sendo regime de caixa na DCTF.

Contudo a empresa começou a operar com importações para distribuir no mercado interno mercadorias diversas sem o interesse de exportar. Portanto preciso fazer a variação cambial passiva ou ativa dos passivos não liquidados nos encerramentos dos balanços mensais.

Para o calculo do LALUR, mediante tais variáveis, me corrijam se eu estiver equivocado, verifiquei que somente a variação cambial na liquidação do passivo é dedutível para fins de Imposto de Renda e CSLL e que as variações dos passivos em aberto devem ser adicionados em um primeiro momento e excluídos quando houver a liquidação de tal passivo com o devido controle na parte B do Lalur, também me corrijam se eu estiver equivocado.

Essa foi a minha interpretação da lei mas se eu estiver errado como devo proceder? Gostaria de saber se alguém tem inclusive um exemplo prático em Excel para eu melhor processar a ideia e melhor entender o conceito. Alguém pode me ajudar?
Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.