x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 16

acessos 17.584

 Duvida sobre preenchimento da DCTF

Elisangela Ribeiro da Silva

Elisangela Ribeiro da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 15:17

Estou com a seguinte duvida: Uma empresa opta pelo pagamento IRPJ e CSLL em cotas (3). Na aba " valor do debito " deve ser informado o valor total incluso os juros, ou somente o valor devido do IRPJ, CSLL? ESTA aparecendo o seguinte erro: Soma dos creditos vinculados ( valores pagos, compensados,parcelados e com exigibilidade suspensa) excede o valor do debito declarado. O valor do IRPJ é R$ 6.250,08 dividido em 3* R$ 2.083,36,a Segunda e a terceira cota tevirem incidencia de juros.Ja tentei,ja li, e infelismente nao consegui.

1° parcela ---- R$ 2083,36 valor DARF R$ 2083,36
2° parcela ----R$ 2083,36 valor DARF R$ 2104,19
3° parcela----R$ 2083,36 valor DARF R$ 2120,65


Desde ja agradeço!!

DENISE FERREIRA DA SILVA

Denise Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 17:27

Boa tarde!

Se você estiver fazendo a DCTF de março o valor do IRPJ e da CSLL você vai informar o valor total do imposto e marca a opção pagar em cotas. Quando você for fazer a DCTF de JUNHO os pagamentos da 1º, 2º e 3º cota do 1º trimestre de 2014 vai ser informados na aba trimestre anterior.

Na DCTF de março na aba trimestre anterior você vai informar o pagamento das cotas do 4 trimestre de 2013.

exemplo da 2 cota

valor principal R$ 2.083,36
valor do juros R$ 20,83
valor da multa
total R$ 2.104,19



Elisangela Ribeiro da Silva

Elisangela Ribeiro da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 08:53

denise ferreira,agradeÇo pela ajuda, mas ainda estou com uma duvida, informei na no trimestre anterior - quotas . mas ainda ocorreu erro. gostaria de saber se no valor do debito eu informo o valor total do irpj e cssl incluso o juro ou o valor sem o juro.


desde ja agradeço!!

Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 09:00

Bom dia, Elisangela.

Nas abas de débitos, deverá ser informado o total do débito apurado, ou no seu caso, os valores antes das atualizações, uma vez que essa atualização não é principal do imposto, e sim atualização pela opção de recolhimento em cotas.

Espero que seja útil.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Elisangela Ribeiro da Silva

Elisangela Ribeiro da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 09:53

bom dia!!

obrigado danilo!

preciso de ajuda!

mas apareceu o seguinte erro: soma dos crÉditos vinculados a quota n° 2° excede o valor da quota calculada.
soma dos crÉditos vinculados a quota n° 3° excede o valor da quota calculada.
erro: soma creditos vinculados ( valor pagos, compensados, parcelados e com exigibilidade suspensa) excede o valor do debito declarado.

desde jÁ agradeÇo

Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 10:15

Elisangela,

Você está preenchendo os valores do débito na ficha "Trimestre anterior"?

Lá você informará, respectivamente:

Valor do débito - linha Valor do débito IRPJ
Quantidade de cotas - linha Demonstrativo do saldo a pagar do débito em cotas
Valor individual por cota - linha Quotas IRPJ
Valores pagos (por cota) - linha Pagamento com DARF

Lembrando que, o valor original da cota deverá estar separado do valor correspondente aos juros da atualização pela SELIC.

Espero ter-me feito claro.

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 11:08

Que bom!

Imagina; estamos aqui para trocar experiências.

Bom fds pra você!

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Danilo Ramos

Danilo Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 11:19

Luisa, bom dia.

Para os casos onde, na apuração, não houve valor a pagar, em decorrência de utilizações de valores retidos (entre outros casos), não há o que se falar em informação na DCTF, conforme art. 2º da IN 1.110/2010.

Art. 2º Deverão apresentar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Mensal (DCTF Mensal), desde que tenham débitos a declarar:

“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiencia emocional.” – Wilfred Bion
Gláucia oliveira

Gláucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 12:11

Bom dia

Preciso da ajuda de vocês!!

Estou fazendo a DCTF do mês 12/2014 e tenho um cliente que dividiu os impostos do 3º trim/2014 em IR 3x e CSLL 2x só que ele pagou duas cotas do IR e 1 apenas da CSLL.

Já preenchi as cotas pagas direitinho e gerou corretamente o saldo a pagar, mas o sistema me da esse erro abaixo e não sei como resolver:

Quantidade de quotas da ficha demonstrativo do saldo a pagar em quotas diferente da quantidade de quotas informada na ficha quotas do trimestre anterior.
Coloque 3 e 2 cotas respectivamente e lancei os valores já pagos.




LUCIANO FAYER BASTOS

Luciano Fayer Bastos

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 13:42

Glaucia voce deverá declarar o valor do trimestre anterior e vir dando pagamento das cotas que efetivamente foram pagas as demais vão ficar em aberto por não terem sido pagas

Luciano Fayer Bastos

https://www.linkedin.com/in/luciano-fayer-554b5912a/
Twitter: @fayerluciano

“O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
Gláucia oliveira

Gláucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 15:59

O ir foi no valor de R$ 4.060,80 em 3x de 1.353,60.

coloquei o total em "valor total do débito" e paguei as duas cotas(a 1ª e a 3ª).E o sistema realmente me mostra a pagar 1.353,60 que corresponde a cota 2 que ele não pagou.Não entendi ainda o motivo desse erro.

Vi agora que segundo ajuda do programa DCTF 3.2:
8.1.6 - Quotas (Inclusão)

Essa ficha deve ser utilizada para informar a forma de extinção da quota. Devem ser incluídas tantas quotas quantas tenham sido informadas na Ficha – “Demonstrativo do Saldo a Pagar do Débito em Quotas”. Mesmo que não tenha havido ainda a quitação da quota esta deve ser incluída.

Acho estranho mas obedeci e deu certo.

Obrigada pela sua colaboração Luciano
Um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.