x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 7.452

Possível inconsistência na declaração

Juliana Gonçalves

Juliana Gonçalves

Prata DIVISÃO 5
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 14:39


Olá pessoal,

No extrato do processamento de uma DIRPF que entreguei nesse ano (ano-calendário 2013) consta a pendência referente "possível inconsistência nos valores de Imposto de Renda Retido na Fonte", assim verifiquei com a empresa se houve algum erro no preenchimento do Informe, porém o valor correto recolhido foi o mesmo que informaram e que eu declarei. Porém liguei na Receita Federal da minha cidade e a atendente foi curta e grossa dizendo que se houve pendência é porque teve erro no preenchimento do IRRF, não tem como não ter o erro.
Existe a possibilidade do erro ser em outra parte da declaração?
Eu estou iniciando os trabalhos contábeis a pouco tempo, por isso esse é um fato novo pra mim, não sei como agir nesse caso.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 14:45

Juliana Gonçalves
Boa tarde

Se não há divergência nas informações prestadas na declaração com aquelas contidas no Informe de Rendimentos entregue, verifique junto ao empregador se a DIRF foi transmitida com os valores corretos ou se posteriormente foi retificada.

Uma vez que a base de dados da Receita Federal é formada pela DIRF entregue.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 15:09

Juliana Gonçalves

Diante de sua resposta não me resta outra alternativa a não ser sugerir que se dirija até uma unidade de atendimento da Receita Federal, munido de sua declaração e os respectivos documentos afim de tomar maiores esclarecimentos.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Juliana Gonçalves

Juliana Gonçalves

Prata DIVISÃO 5
há 10 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 15:17

Olá, ainda estou com dúvidas referente ao problema da Declaração que mencionei nesse tópico.

Fomos até a Receita com todos os documentos comprobatórios, porém a atendente disse ele terá que aguardar a Notificação da Receita pra prestar esclarecimentos, porém verifiquei no site da Receita para fazer agendamento, mas será possível somente à partir do próximo ano...?!

No extrato consta a seguinte orientação:

"Verifique se possui outros documentos que comprovem o vínculo empregatício com as fontes pagadoras declaradas ou o efetivo recebimento dos rendimentos, com a retenção do IR na fonte, tais como: carteira de trabalho, contrato de prestação de serviço, termo de rescisão de contrato de trabalho, contracheques mensais ou recibos de pagamento, depósito bancário ou ordem bancária (no caso de pagamento de rendimentos decorrentes de ação judicial, por instituição financeira), ou contratos de locação."

Como verifiquei junto ao contador da fonte pagadora e todas as informações estão corretas, poderia esse IRRF ter alguma relação com cartão de crédito?

JOSIMAR VILELA DE OLIVEIRA

Josimar Vilela de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 16:40

Boa tarde, estou com o mesmo problema gostaria de saber se já resolveu o seu?

Fiz o pedido de antecipação de analise que tem no site fui na receita e levei os documentos que comprovam que a declaração está certa, porém, nada mudou, fui na RFB dia 20 de abril de 2015, e a declaração e de 2013.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.