x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.538

Percentual PIS e COFINS média sobre receita bruta

giovani andré endres

Giovani André Endres

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 08:58

Bom dia amigos
Vocês poderiam me ajudar referente a esta duvida:
Tenho uma empresa (supermercado) enquadrada no Real, estou recolhendo de PIS e COFINS uma média sobre a receita bruta o percentual de 0,80% a 1,20% ao mês, estou na duvida se este é um percentual razoável de imposto, pois alguns colegas estão pagando perto de 1,80% ou seja quase o dobro.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 13:16

Boa tarde Giovani

O PIS e a COFINS Não-cumulativos não devem em hipótese alguma serem calculados e recolhidos utilizando-se percentuais encontrados na média.

Clique no link indicado para saber como "funciona" o Regime de Incidência Não-Cumulativa do PIS e da COFINS Regime de Incidência Não-Cumulativa do PIS e da COFINS.

www.receita.fazenda.gov.br

Ali você encontrará orientações sobre:

Base de cálculo
Exclusões ou deduções da Base de Cálculo
Receitas excluídas do regime de incidência não-cumulativa
Alíquotas
Desconto de créditos
Utilização de créditos nas atividades imobiliárias
Créditos referentes aos estoques de abertura
Créditos na exportação
Crédito Presumido na atividade agropecuária
Crédito Presumido na subcontratação de serviço de transporte de cargas
Crédito Presumido para ressarcimento de selos de controle
Limitações ao desconto de créditos
Apuração e Pagamento

Por motivo desconhecido o fórum não aceitou a renomeação do link.

...

giovani andré endres

Giovani André Endres

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 18:13

Boa tarde Saulo
Primeiramente obrigado por me responder.
Mas a minha pergunta na verdade, não esta relacionada a duvida de como apurar os impostos, o que eu queria saber se os impostos que estou pagando no mês esta dentro de uma média dos mercados que meus colegas apuram.
Pergunto isso (claro sabendo que depende da minha compra com base, isento, monofásica ou ST e sua respectiva saída) devido a complexidade de olhar produto a produto das maquinas registradoras, estou tentando ver se a média de recolhimento esta dentro do normal, é na verdade um comparativo que estou tentando encontrar no pagamento do PIS e COFINS.

Exemplo
Faturei num mercado R$ 1.000.000,00 (CST 01, 06,) sendo que deste com base apenas 350.000,00, paguei entre PIS e COFINS (depois de deduzir os créditos) o montante de R$ 12.775,00 ou seja 1,28%
12.775,00/1.000.000,00% = 1,28%

Att.
Giovani

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 06:50

Bom dia Giovani

Como as variações podem ser significativas já que dependem sequencialmente tanto do montante das aquisição quanto do das alienações a média pretendida não pode ser comparada a menos que as duas empresa tenham movimento (compra/venda) idênticos ou bastante parecidos.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.