x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 507

Empresa que recebe prestação de serviço de autonomo

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 11:21

Bom dia ,

Estou com uma duvida, por exemplo eu tenho uma empresa que recebe a prestação de serviço de alguns autônomos, e nas notas vem assim por exemplo emitida em 20/05/2014 e vencimento em 05/06, o correto é lançar essa nota na competência que irá pagar 06/2014, pois se der IRRF, seria mais correto?

Ou lanço na competência que emitiu a nota? 05/2014


E também vem notas que não descriminam a retenção do INSS, tenho que solicitar que destaquem esse valor correto?


Fico no aguardo


Obrigado desde já

Talita Luzia Ciafa Guidi
Denilson Gonzales

Denilson Gonzales

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 14:22

O correto é lançar na competência em que a despesa ocorreu e, quanto ao IR, o fato gerador é o pgto.

Em relação ao INSS, é correto solicitar que destaquem sim, mas nada impede vc de reter s/ que eles tenham destacado.

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 08:28

Bom dia,

Obrigado Saulo pelo link.

Denílson , muito obrigado pela informação também entendo dessa forma, falei sobre o IR por que por exemplo se vem uma nota emitada em 20/05/2014 e vencimento em 05/06/2014 ( aonde ocorre o pagamento), mudará em relação ao IR, por que se eu lançar essa nota em 31/05/2014 e colocar o pagamento na mesma competência pra bater uma coisa com a outra o IR será no mês 05 certo? se eu lançar no mês 06/2014 o IR será no mês 06 certo? Quando ocorre o pagamento.


Porém não fica correto eu lançar a nota exemplo em 20/05/2014 e o pagamento para 05/06/2014, fica ?
O correto não é a emissão da nota na competência que for pagar, para que eu possa lançar os autônomos no sistema na competência correta?

Fico no aguardo.

Obrigado pela atenção.

Talita Luzia Ciafa Guidi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.