x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.412

INSS Facultativo de dependente e IRPF

Fernando Jesuino

Fernando Jesuino

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Divisões Públicas
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 17:39

Boa tarde.

Pretendo pagar o INSS Facultativo para minha esposa. Tenho renda em faixa de tributação no IRPF e minha esposa consta como minha dependente na declaração.

Gostaria de saber se o fato de contribuir para o INSS para minha esposa implica na presunção de renda por parte dela, gerando acréscimo da renda presumida à base de cálculo do imposto, já que consta como minha dependente.

Grato.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 18:08

Fernando, definição de "segurado facultativo", para a Previdência:

Nesta categoria estão todas as pessoas com mais de 16 anos que não têm renda própria, mas decidem contribuir para a Previdência Social. Por exemplo: donas-de-casa, estudantes, síndicos de condomínio não-remunerados, desempregados, presidiários não-remunerados e estudantes bolsistas.

Portanto, não vejo nenhum problema que possa ocasionar à condição dela de tua dependente, bem reflexo nos teus rendimentos tributáveis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.