x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 605

Compra, venda e transferência de imobilizado

João Marcelo

João Marcelo

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 14:46

Boa tarde a todos,

Tenho um cliente que adquiriu terrenos em seu nome pessoa física para construção de imóveis e a sua venda posterior. Nesse caso ele teria que realizar os ganhos de capital, ou seja, imposto a 15% na venda.

Hoje ele me levanta a questão de transferir esses terrenos para o nome da empresa, para fugir da "mordida" do imposto pois como pessoa jurídica a taxa cobrada é menor.

Como posso proceder perante esse caso? Será que vale a pena a transferência? Pois depois terei que realizar a saída do caixa da empresa para a conta de pessoa física do mesmo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 16:15

Boa tarde João

Realmente se tais atividades forem exploradas por pessoa jurídica a carga tributária será menor (5,93%). Entretanto você deve levar em consideração que a transferência dos mesmos para pessoa jurídica deve ser feita pelo mesmo valor que consta da DIRPF de seu cliente com vistas a evitar o ganho de capital e ainda assim sofrem a incidência do ITBI que em alguns municípios chega a 5%

... Pois depois terei que realizar a saída do caixa da empresa para a conta de pessoa física do mesmo.

Você não pode simplesmente promover a saída do caixa da empresa para a conta do sócio empresário. Esta saída deverá ser limitada a distribuição de lucros para que não seja tributada.

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca do assunto. Muito já se comentou a este respeito.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.