x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 8.796

Optante pelo Simples recolhe ao inss 20% sobre o salário do

Márcio Ferreira

Márcio Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 09:38

Tenho uma dúvida, recebi a primeira guia do inss para recolhimento de meu motorista, minha empresa ME, é Optante pelo Simples, ainda assim tenho de recolher ao inss os 20% sobre o salário do func. e mais o percentual deste func. (8%), que será descontado em folha?

Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 7 junho 2014 | 11:22

Bom dia

Depende do anexo que sua empresa estiver enquadrada...

Nos anexos I, II ou III, o pagamento unificado do SIMPLES NACIONAL substitui as contribuições destinadas ao SESC, SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, Salário-Educação e contribuição sindical patronal. Desta forma, a empresa recolherá a título de Previdência Social em sua GPS, apenas o valor descontado de seus empregados, estando, portanto, excluído da obrigação de recolher a contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamento, 20% sobre a remuneração paga ou creditada aos empresários e autônomos, seguro acidente de trabalho e terceiros (SENAI, SESC, SEBRAE etc.).

No anexo IV, recolherá, a título de contribuição previdenciária, em sua Guia de Previdência Social (GPS), o valor descontado de seus empregados (8%, 9% ou 11%, conforme tabela) e contribuinte individual (empresário e autônomo – 11%), juntamente com os 20% parte empresa; e 1%, 2% ou 3% ao antigo Seguro Acidente do Trabalho – SAT e contribuição adicional, se for o caso, variando conforme o grau de risco, para a complementação das prestações por acidente do trabalho e aposentadoria especial, em conformidade com o Regulamento da Previdência Social - RPS, aprovado pelo Decreto nº 3.048/99.

Espero ter ajudado.


"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)
Luiz Anselmo Hillesheim

Luiz Anselmo Hillesheim

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 7 junho 2014 | 20:36

Márcio....

Só para completar....

Para saber em qual anexo sua empresa está enquadrada, basta consultar neste fórum, na aba "Ferramentas", no item "Simples Nacional" e informar o código do CNAE-Fiscal constante do comprovante de CNPJ da sua empresa.

Att.


"Que Nossa Senhora nos obtenha o amor à cruz, aos sofrimentos e às dores." (Padre Pio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.