x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 909

IR retido em NF

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 10:49

Colegas, cfe a RF, em seu artigo Art. 649. Estão sujeitos à incidência do imposto na fonte à alíquota de um por cento os rendimentos pagos ou creditados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas civis ou mercantis pela prestação de serviços de limpeza, conservação, segurança, vigilância e por locação de mão-de-obra (Decreto-Lei n º 2.462, de 30 de agosto de 1988, art. 3 º , e Lei n º 7.713, de 1988, art. 55).

Pois bem, peço auxílio num caso prático. Meu cliente contratou uma empresa de transporte de valores (segurança e vigilância), e quando vem a NF, vem descontado esse valor de IR.
Digamos hipoteticamente: NF 2.000,00..... IR 20,00......total NF 1.980,00.
Meu cliente paga para a empresa os R$ 1.980,00.
Assim pergunto:
- esses R$ 20,00 de IRF meu cliente tem que pagar em nome e CNPJ da empresa prestadora de serviços?
- em qual código?
- vencimento dia 20 do mês seguinte ao pagamento da NF?
- e na DIRF, quem informa?

- e caso meu cliente fosse do Simples, não teria a retenção? daí eu teria que informar ao prestador de serviço essa opção, para que eles não retessem, cfe e o art. 3º da Instrução Normativa SRF nº. 459, de 18 de outubro de 2004, que trazem o modelo de carta para dispensa de retenção na fonte dos tributos federais para as empresas do SIMPLES Nacional?

Obrigado...e peço desculpas por perguntas talvez tão óbvias, mas como estou tempo fora da área, estou tentando "reaprender".

Carlos Henrique de Oliveira

Carlos Henrique de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 16:08

1) Pago com nome e CNPJ da empresa tomadora do serviço, ou seja, seu cliente.

2) Cód. 1708

3)Exato

4) Seu cliente deve informar na DIRF e DCTF.

Att. Carlos O.

"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes"
Carlos Drummond de Andrade

Fui útil ? Dê uma curtida na resposta ;)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 9 junho 2014 | 20:13

Boa noite Carlos Henrique. E quem faz esta DARF pela lógica seria meu cliente, ou seja, o tomador de serviço? a empresa prestadora de serviço não tem obrigação de enviar a DARF pronta para pagamento, isto? Obrigado por enquanto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.