x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 11.643

Sociedade em Conta de Participação -Clinica médica X Socios

Priscila

Priscila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 10:16

Bom dia!

Sou contadora de uma clinica médica e os médicos não querem ser registrados e nem abrir empresa para assim, emitir Notas Fiscais, para não serem tributados, pois bem, levantamos a hipótese de pegar nossa clinica médica e fazer contrato com os médicos como Sócios Participantes ( Ocultos) Assim os valores pagos a eles sairiam a titulo de distribuição de lucros. A idéia é fazer um contrato determinando o percentual que será pago a cada sócio a titulo de lucros. Porém a dúvida é seguinte, Para ser SCP é preciso que o sócio oculto injete algo na minha empresa, pois bem injetará o capital (trabalho) e o prazo determinado será o tempo de prestação de serviços que o médico trabalhará em minha empresa. Pois bem, o valor que o médico receber a titulo de distribuição de lucros é isento de imposto de renda e INSS.
Minha empresa resolve o problema e o médico não é tributado. Será que podemos fazer isso?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 11:46

Bom dia Priscila

Considere...

Art. 991. Na sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes.

fonte: Lei 10406/2002 Código Civil

Em tempo

...Para ser SCP é preciso que o sócio oculto injete algo na minha empresa, pois bem injetará o capital (trabalho)

Considere ainda que não há como injetar o capital trabalho, pois o valor do trabalho é imensurável.

...

Priscila

Priscila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 22:20

Saulo, obrigada pela resposta.