x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 688

Pessoa fisica construindo e vendendo casas .

Dalessandro Antonio de Faria

Dalessandro Antonio de Faria

Iniciante DIVISÃO 1, Eletricista Manutenção Industrial
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 15:02

Boa tarde . sou pessoa fisica tenho 2 terrenos , construi 2 casas para vender, sendo que a cada 18 meses eu faço isto sucessivamente , que saber se é realmente necessario pagar o ganho de capital, ex: O valor total entre terreno e a construção e mão de obra ficou em 130 mil reais e foi vendido por 180 mi reais cada casa , tenho que pagar os 15% sobre os 50 mil reais da diferença do custo e venda de cada casa, obs: vendi estas casas , ja comprei mais 2 terrenos e vou construir mais 2 casas . Por vafor pode tirar esta duvida.

Agradeço desde já Dalesandro

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 11 junho 2014 | 17:42

Boa tarde Dalessandro

O ganho de capital obtido na venda de cada um destas casas sofre a incidência do imposto de renda a razão de 15% e deve ser pago até o ultimo dia útil do mês subsequente ao da venda. Lembre-se que o valor da casa deverá estar averbado no Registro de Imóveis sob pena da Receita Federal exigir todos os comprovantes dos custos e desconsiderar aqueles que não sejam idôneos.

Como pessoa física você não deve/pode continuar comercializando casas, pois pela legislação federal você se equipara a pessoa jurídica.

Nestes termos é aconselhável (e mais barato) constituir uma empresa para atender esta finalidade.

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca do assunto. Estou certo de que obterá as respostas que procura, pois muito já se comentou/discutiu a este respeito.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.