x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.919

IR ação trabalhista horas extras (espólio)

Leticia N.

Leticia N.

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 17 junho 2014 | 13:42

Bom dia pessoal,

Minha mãe ingressou com uma ação contra o banco onde meu pai foi funcionário, para que fosse feito a pagamento das horas extras por ele trabalhadas por um período de 25 anos.
A causa foi ganha e o dinheiro já foi depositado em juizo, mas agora me bateu algumas duvidas já que sou leiga no assunto.
Minha mãe precisa ir até a caixa federal na justiça do trabalho aqui na minha cidade para sacar o pagamento, sendo assim o imposto já vai ser descontado antes do saque? ou o pagamento do imposto vai ser feito através de guias quando ela declarar esse recebimento no ir dela ou seja, só no ano que vem?
e a idéia era dividir o dinheiro entre ela, eu e minha irmã, se ela transferir parte do dinheiro da conta dela, para nossas contas, nós vamos ter que pagar imposto sobre esse valor que nos foi depositado?

PETERSON

Peterson

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 17 junho 2014 | 14:05

Leticia N.

Haverá a retenção do IR (se for o caso) no ato do pagamento efetuado pelo banco, o que não quer dizer que o valor do imposto está pago.

No próximo ano o beneficiário da ação (espólio) terá que realizar a declaração de IR e então haverá o ajuste, paga a diferença do tributo, recebe a restituição ou não há pagamento nem restituição.

O fato de haver circulação de recursos da conta de sua mãe para as suas não é fato gerador de Imposto de Renda, porém as doações (mesmo em espécie) são tributas pelo ITCMD (aqui no paraná 4%).

Att

Leticia N.

Leticia N.

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 13:12

Boa tarde!

Obrigado por responder Petterson!

Falei com o advogado e é exatamente isso, a retenção é no ato do pagamento pelo banco.