x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.125

acessos 382.444

DCTF 05/2014 prorrogada para 08/08/2014

Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 12:05

PessoALL, bom dia,

no mês de março 2014 foi deixado de informar os débitos referentes ao 1º trimestre (CSLL E IRPJ Lucro Presumido) . A dúvida é: Podemos efetuar a retificadora pela versão 2.5 ou aguardar e informar na versão 3.0?

Alguém teve alguma situação de retificação destes períodos ( janeiro a Abril 2014) que terá que efetuar agora?

Outra questão, sabem informar se a nova versão a ser baixada apaga ou apagou os arquivos da versão 2.5 como ocorreu com a EFD?

obrigado!

Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 12:23

Ola PessoALL,

diante da discussão neste tópico sobre movimento ou sem movimento desde janeiro, gostaria de acrescentar as respostas bem formuladas dos colegas que NÃO se esqueçam do IRRF. Pois mesmo que uma empresa tenha seus impostos totalmente retidos o que fazia que a empresa não entregasse a dctf, o simples fato de 1 funcionário ter retenção de IR já faz com que a dctf seja entregue ok??

Joseli Souza Castro

Joseli Souza Castro

Prata DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 12:23

Bom dia!


Com intuito de obter um controle interno otimizado, gostaria de saber se o contribuinte sofrerá alguma penalidade, caso a DCTF seja transmitida mensalmente, havendo ou não debito a declarar? (mesmo sendo dispensada no 2º mes quando não houver debitos a declarar).


ATT

Joseli Souza

Fé é ri das impossibilidades.
Thaís Oliveira

Thaís Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 13:28

Pessoal, não estou conseguindo transmitir a DCFT do mês 05/2014, aparece o erro "o prazo para a entrega da DCTF referente ao mês de maio de 2014 será prorrogado para 08 de agosto de 2014." Pelo que eu li nos comentários vamos esperar para ver o posição da Receita sobre essa situação, isso mesmo?
E também tenho duas empresas que são os seguintes casos:
1ª emprasa - teve movimento 01/2014 e 02/2014 não teve e 03/2014 foi transmitida DCTF por causa dos impostos que são tributados trimestralmente mas movimento a empresa não teve, e 04/2014 e 05/2014 não teve movimento e essa empresa não terá mais movimento nenhum, eu preciso enviar DCTF inativa de 04/2014? E não preciso enviar mais nenhuma?
2ª empresa - não teve movimento o ano todo de 01/2014 até 05/2014 e não terá movimento nenhum também, eu preciso enviar somente a DCTF inativa de 01/2014?

Porfavor me ajudem, estou bem perdida com esse assunto e leio e leio e não entendo muito bem..


Att,
Thais.

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 13:32

Estou um pouquinho preocupado porque na página principal da Receita Federal (no calendário), consta que a DCTF de maio deve ser enviada até o dia 21 (segunda).

JOSÉ BENEDITO CAGOL

José Benedito Cagol

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 13:42

Prezado Luiz Eduardo, boa tarde.

É prudente a sua preocupação quanto a prazos à serem cumpridos porem, neste caso temos como embasamento legal a IN RFB 1.478 de 07 de julho 2014 que em seu Art.2º traz o novo prazo para a entrega. E mesmo que você tente enviar usando o programa versão 2.5 da DCTF também não ira obter sucesso pois lhe será apresentada uma mensagem de erro informando o novo prazo para entrega, qual seja, 08 de agosto de 2014.
Abraço

José B.Cagol
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 13:44

Francisco Rabelo, a retificadora do mês de março deverá ser feita, até então, na versão 2.5. A versão 3.0 que saiu era apenas para declarações a partir de maio/2014. Temos apenas que aguardar para saber se será da mesma forma quando for liberada novamente a versão 3.0.

no mês de março 2014 foi deixado de informar os débitos referentes ao 1º trimestre (CSLL E IRPJ Lucro Presumido) . A dúvida é: Podemos efetuar a retificadora pela versão 2.5 ou aguardar e informar na versão 3.0?

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 14:07

Joseli Castro, penalidade não haverá, só não sei se o sistema vai aceitar o envio da DCTF sem débitos, referente ao 2ºmês. Particularmente, me nego a trabalhar para a Receita além do que ela já me obriga. Tenho uma tabelinha com os nomes das empresas onde marco, mensalmente, se enviei a DCTF ou se estava dispensada, esse é o meu controle!

Thaís Oliveira, se não teve débitos a declarar em 02/2014 e 04/2014, deverás enviar as DCTFs destes dois meses.

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:02

Márcio Padilha Mello, boa tarde.

Faço o mesmo controle que você.
Além disso, todos os meses sempre tento enviar as DCTF sem débitos e a resposta do sistema é sempre a mesma: " a partir de 1º de janeiro de 2010 .........".
Como vou conseguir entregar os meses de FEV e ABR?

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:10

Regina, boa tarde. O sistema atual não permite o envio sem débitos a declarar, por isso que a Receita emitiu uma nota, já publicada aqui no tópico, afirmando que vai alterá-lo para que isso seja possível, vamos aguardar.

Jair Egea

Jair Egea

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:14

Escritorio Brasil, escreveu em 18/Julho/2014:

"Neste tópico fica claro que não temos muita representatividade perante aos órgãos governamentais, ora bastasse uma declaração tipo uma declaração chamada " Declaração Geral do ano......" e acabou recolhe-se todos os impostos , agora é muita declaração é muita burocracia para um escritório ou mesmo autonomo etc...administrar isto parece uma armadilha esperando um erro para se cobrar multa?? o que a Receita Federal deve se preocupar é com a arrecadação, fiscalização etc... temos inumeras declaração a prestar o custo para nossos cliente fica inviavel... acho que chegou a hora de um abaixo-assinado da nossa classe via CRC etc... solicitando que resuma-se todas as informações em uma declaração que servirá para todos os órgãos e não o que estamos há anos assistindo ... e muito burocrático pagar um imposto no Brasil passou da hora de desburocratizar ou não??"

Concordo plenamente, e todos nós Contadores e afins, deveríamos tomar atitudes (através do voto, buscar campanhas com os órgão de classe, etc....) no sentido de desburocratizar a gestão de impostos junto a RFB, pois todos nós acabamos sendo penalizados (financeiramente ou com sobrecarga de trabalho).

Sds

Jair Egea

Luciana BArboza

Luciana Barboza

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:16

Boa tarde!

Essa Receita Federal só inventa moda..... vamos lá tenho alguma empresas que emitiram nota, mas não tinham débitos a declarar pois os valores foram retidos na fonte, no periodo de janeiro à abril/2014, pelo que entendi vou ter que entregar a DCTF desses meses, como?! Zeradas?! Porque se eu informar o valor, irá abrir débito para o cliente, e na versão 2.5, não tem como informar que foi retido. Estou correta no meu pensamento?
Como faremos isso então! Alguem tem como me ajudar?!
Desde já agradeço pela atenção...

Luciana

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:16

Alguma coisa me diz que a Receita vai passar a cobrar multa por retificação a partir do momento em que for possível enviar a declaração zerada mensalmente.

Sara Silva

Sara Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:31

Boa tarde pessoal!

Referente a entrega da DCTF 05/2014 obtive a seguinte resposta da ouvidoria:

Resposta à Mensagem 692868

Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria informa que a Receita Federal publicou, em 15/07/2014, nota no sítio da internet sobre a DCTF referente ao mês de maio de 2014.

A informação encontra-se disponível no link: www.receita.fazenda.gov.br

A versão 2.5 deverá continuar a ser utilizada para o preenchimento da DCTF até que seja divulgada nova versão, ainda sem previsão.
Disponha desta Ouvidoria sempre que julgar necessário, para tratar de assuntos relativos ao Ministério da Fazenda e à Secretaria da Receita Federal, preferencialmente para encaminhar sugestões, reclamações, denúncias ou elogios relativos aos serviços prestados.


Atenciosamente,

Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

Este é um E-mail automático. Por favor, não responda.
Para entrar em contato, utilize o serviço:
Registre aqui sua Mensagem ou Consulte aqui sua Mensagem, localizado no Portal da Ouvidoria do Ministério da Fazenda.

JOSÉ BENEDITO CAGOL

José Benedito Cagol

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 15:41

Prezada Tania,

Entendo que a DCTF maio/2014 será preenchida na versão 2.5 porem ainda não está liberada para envio.
Digo isto pelo falo de que quando se pretende enviar nesta versão, surge uma mensagem de erro informando que o prazo foi prorrogado até 08 de agosto 2014.
Salvo engano, pode ser que, até 08 de agosto de 2014 saia a versão customizada 3.0 entretanto, hoje os envios estão bloqueados.

Att

José B.Cagol
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 16:12

Prezado Luiz Eduardo, multa por retificação eu não diria, mas prazo para enviar a retificadora eu também não duvido.
E principalmente, vi alguns colegas que perderam o prazo para transmitir a declaração em meses entre janeiro e abril cogitando transmitir sem movimento até o dia 31/07 e depois retificar informando o movimento, isso para tentar fugir à multa por atraso na entrega. Não creio que vá funcionar...

Alguma coisa me diz que a Receita vai passar a cobrar multa por retificação a partir do momento em que for possível enviar a declaração zerada mensalmente.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 16:27

Obrigado, Márcio Padilha Mello . se não tivermos então mesmo nada a declarar, ou seja, retenções na fonte do ir basta entregar uma no mes logo após o trimestre e depois aguardar o fechamento do próximo trimestre e por ai vai...

abçs!

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 17:09

Boa tarde!

Observa-se que não há a possibilidade de transmitir a DCTF do mês de Maio/2014 através da versão 2.5.

Ao tentar enviar, surge uma mensagem informando que "o prazo para a entrega da DCTF referente Maio/2014 será prorrogado para 08 de agosto de 2014."

Portanto, ao meu ver, resta esperar a versão 3.0 da RFB.

Pelo observado aqui no tópico, ninguém conseguiu transmitir a DCTF Maio/2014. Vamos aguardar algum pronunciamento formal da receita, ratificando a data de prorrogação.

Obrigado!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 17:12

Boa tarde

Pessoal

Tentei enviar hoje dia 18/07/2014 a DCTF referente ao mês de MAIO/2014 e o programa deu Erro. Só que no mesmo erro de transmissão do programa tem a seguinte mensagem:

_______________________________________________________________________
|CNPJ Nome Empresarial
|xx.xxx.xxx/xxxx-xx Fulano de Tal Ltda.
|
|ERRO! Validador DCTF
|A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUÍDA.
|O prazo para entrega da DCTF referente ao mês de maio de 2014 será
|prorrogado para 8 de agosto de 2014. O disposto aplica-se, inclusive, aos casos de
|extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial. A transmissão das
|declarações será liberada.
|________________________________________________________________________


At.
Vando Luiz

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
MAURI ZARDIM

Mauri Zardim

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 17:43

toda esta confusÃo sÓ mostra uma coisa. a falta de respeito de uma instituiÇÃo pÚblica chamada receita federal do brasil. a grandiosa receita federal. em 2010 por querer antecipar a entrega da dctf fui penalizado injustamente e tive que pagar diversas multas por atraso na entrega. na ocasiÃo a referÊncia era o mÊs de janeiro de 2010. se nÃo me engano era o primeiro mÊs com entrega mensal obrigatÓria com a certificaÇÃo digital. consegui entregar quase todas logo que o programa foi liberado, no entanto ficaram seis empresas que tive que aguardar. quando estava ok para a entrega me deu uma mensagem para aguardar uma nova versÃo, justamente como esta acontecendo agora. todos os dias eu estava no site da receita vendo se liberava essa bendita versÃo e nada. parece reprise de filme. na Época fiquei tranquilo pois a prÓpria mensagem me dizia que eu devia aguardar uma nova versÃo. um dia apÓs o vencimento eu descobri que esta "nova" versÃo foi disponibilizada com a mesma numeraÇÃo da anterior, ou seja, se eu tivesse baixado de novo o programa teria conseguido entregar. e eu aguardando a tÃo sonhada "nova versÃo". a maioria dos contadores nem perceberam esse detalhe, pois quase todos fazem o que É o correto, que É entregar no mÊs do vencimento, assim quando baixaram o sistema jÁ estava com as mudanÇas da "nova versÃo" que nÃo era "nova versÃo". o meu erro foi justamente querer antecipar as coisas. bem feito pra mim. como diz o ditado aqui no interior, que foi mordido de cobra uma vez vai ter muito mais cuidado. por isso que estou fazendo o download da dctf quase todos os dias para ver se nÃo alteraram alguma coisa.

Nei Cruz

Nei Cruz

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 17:48

Bem, percebo aí que de muitos colegas estão tentando entregar a DCTF de maio e não conseguem pois está dando erro informando que o prazo foi prorrogado para 08/08/2014, etc.., etc..,.
Ocorre que a RFB já se manifestou a respeito informando, inclusive que a versão 3.0 foi retirada do Site devido à inconformidades e que, doravante, as declarações de maio e seguintes voltariam a ser entregues pela versão 2.5 com as necessárias adequações para tanto, inclusive com relação aos prazos de entrega.
Saliente-se que essa informação da RFB já foi postada várias vezes por outros colegas aqui no fórum.
Assim é ponto pacífico que enquanto não for liberada a versão adaptada não devemos nos descabelar, apesar da incompetência da RFB em solucionar os problemas que ela própria cria.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 19 julho 2014 | 10:57

Bom dia, as retenções efetuadas de IR das empresas é feito um DARF para cada nota fiscal. No preenchimento da DCTF, na pasta de IRRF na aba débitos, deve ser informado o valor total da soma dos débitos do codigo da Darf? ou deve informar cada debito de darf separado? para ficar mais claro:
informar:
1 debito(valor total) = varios darfs(5)
ou
1 debito = 1 darf
2 debito= 1 darf
3 debito=1 darf
4 debito= 1 darf
5 debito= 1 darf

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 19 julho 2014 | 11:14

Guto, no caso de IRRF que tem apuração mensal, não há como informar mais de um débito para o mesmo código de receita, o programa dá uma mensagem de erro. Quanto aos darfs, aí sim, vais lançar separadamente.

Andrio Dutra

Andrio Dutra

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 07:59

Bom Dia Colegas,
Hoje pela manhã tentei encaminhar novamente a DCTF Mensal 2.5, competência Maio/2014, contudo, apresenta erro no validador e aquela mensagem de sempre que o prazo foi prorrogado para dia 8/8/2014. Se alguém conseguir enviar, por gentileza, postar aqui no fórum.

Abraços!

Página 20 de 43

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.