x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2.031

acessos 432.085

REFIS da CRISE - 3ª Reabertura

ALAN PIERRE BATISTA VAZ

Alan Pierre Batista Vaz

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 9 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 11:58

Pessoal,

Vocês sabem quando irá sair a consolidação da divida? o mês de dezembro é a ultima parcela dos (5%) né?

Sou novo na área. Então gostaria de saber como funciona isso, a receita vai "calcular" os 5% também e vai nos informar se foi pago da forma correta ou não?

Porque estou perguntando isso, pois realizei o REFIS da copa para um cliente, fiz os procedimentos de calculo separando o valor principal com os valores de juros, multa e etc. Portanto a lei estabelece o minimo de antecipação de 5% do valor total, mas quando eu fui gerar o DARF desde agosto eu peguei o valor de 5% de antecipação e somei com o valor das futuras parcelas nomais.

Exemplo:
Valor total da divida: R$ 31.637,09
Valor da antecipação (5%): R$ 1.581,85/5meses = R$ 316,37
Valor das parcelas normais (180meses): 166,97

Fiquei sabendo que durante o 5 meses iria somente pagar o valor da antecipação, ou seja, R$ 316,37. Então na epoca acabei me equivocando e fiz o darf desde agosto até novembro neste valor R$ 483,34 (soma da parcela da antecipação e parcela normal).


--
Alan Pierre Batista Vaz
Consultor Contábil
Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 4 dezembro 2014 | 12:32

Alan,

Não se preocupe com isto, no caso, os valores vão ser computados como antecipação mesmo, sendo que a mesma foi paga a maior!!!

A antecipação pagar a maior pode, o que não pode é fazer recolhimento a menor!!!

É so aguardar a consolidação, que não sabemos quando ira ocorrer!!!

um grande abraço

Decio Bebiano

Rogerio Kezerle

Rogerio Kezerle

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Banco de Dados
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 11:09