x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 710

MEI - Faturamento, Compras e INSS

HELIO LOMARQUES

Helio Lomarques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 1 julho 2014 | 17:21

Boa Tarde!!!!

Caros Colegas.....Tenho uma dúvida sobre a questão do MEI, sobre o faturamento tudo bem R$ 60.000,00/ANO ou R$ 5.000,00/MÊS, a semana passada estava fazendo um curso de escrita fiscal aqui na minha cidade, e o professor que estava ministrando esse curso é contador também igual a nós, porém ele disse uma coisa lá, que eu lendo tudo sobre o MEI, no portal do Sebrae etc.etc, a pergunta que faço aos caros colegas é???...se alguém sabe aonde encontro essa informação sobre a questão da compra, ele disse que também têm um valor que a pessoa que estiver enquadrado no MEI, têm que ficar atento, ele disse que no ano pode-se comprar até R$ 48.000,00/ANO ou R$ 4.000,00/MÊS, isso procede, têm embasamento legal????....outra coisa que gera muita dúvidas a questão do INSS. ..(No meu caso estou entrando no MEI, como eu sempre trabalhei com carteira assinada, pela CLT, a pergunta que faço também é, no meu caso eu mesmo fui até a uma agência do INSS aqui em minha cidade em Campo Grande/MS, e o atendente me forneceu a minha vida previdenciária que é de 18 anos e 10 meses de contribuição, portanto levando-se conta que para homens são 35 anos de contribuição, no meu caso faltaria 17 para me aposentar, até ai tudo bem, a minha dúvida é, eu me enquadrando como MEI, eu sei que irei pagar (R$ 41,20 = R$ 724,00 X 5% = R$ 36,20 + R$ 5,00=R$41,20), a dúvida é eu posso recolher essa diferença então pelo que eu li nas mensagens dos colegas, 15% para complementar os 20%, isso em cima de 01 salário mínimo, mais como eu já tenho umas das exigência do INSS que é 15 anos de contribuição, portanto se eu não quiser recolher essa diferença em 15%, quando eu tiver 65 anos, eu me aposento com um salário mínimo e com direito ao 13º salário, mais não entendi direito esses 15%, eu poderia estipular um valor por exemplo de acordo com a tabela progressiva e aplicar essa alíquota exemplo R$ 2.500,00 X15% = R$ 375,00 de contribuição todo mês, ou esses 15% é sobre o salário mínimo só e a questão do código de complemento se for isso que eu expliquei, vou usar o código 1295 é isso....o mais desde já agradeço e estou a disposição no que eu puder ajudar...

Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 1 julho 2014 | 17:30

Em relação ao limite de compra é o mesmo das empresas Simples Nacional, ou seja, 80 % do faturamento total podendo a mesma ser excluída se ultrapassar o limite.

A questão do INSS, essa parte do recolhimento da diferença, eu não sei te explicar. Mas quando eu legalizei alguns MEIs a informação que recebi di INSS é que mesmo que na sua carteira tenha um salário de 3.000,00 e pague o INSS sobre esse valor, o contribuinte estando enquadrado como MEI somente receberia um benefício no valor de um salário mínimo vigente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.