x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 511

Calculo de IRRF com Imoveis diferentes em mesmos participant

Itamar gregori

Itamar Gregori

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 11:38

Bom dia!

Meu nome é Itamar e possuo uma empresa de software para Imobiliárias. Estou enfrentando dificuldades em encontrar orientação sobre um caso que me foi passado por um cliente.

Meu cliente possui um situação onde o proprietário possui 2 imóveis alugados para o mesmo inquilino, cada contrato que ele fez com este inquilino possui IRRF devido ao valor do aluguel. Gostaria de saber como fica algumas questões:

Preciso somar os 2 valores de alugueis para calcular o IRRF ou calculo individualmente cada um já que se tratam de contratos distintos?
Se eu tiver que somar, como fica a DIMOB do meu cliente, em qual contrato esse valor de IRRF irá aparecer ?

Peço a ajuda, pois não sei mais onde buscar essa informação, se possível colocarem aqui a legislação sobre esse assunto.

Desde já agradeço

Itamar Avila

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 14:36

Boa tarde Itamar

Não existe legislação que especifique exatamente esta situação, o que existe é lógica. Dois Contratos, duas retenções!

O fato do contratante ser a mesma pessoa não muda a lógica, O ajuste do cálculo do imposto de renda sobre as receitas de locação será feito pelo locador quando da elaboração da DIRPF dele, da mesma forma ele informará na DIMOB os recebimentos distintos/repetidos da mesma pessoa juri dica. A você cabe informar os dois pagamentos e (se for o caso) as respectivas retenções na DIRF.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.