x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 2.726

Existe outro imposto alem do DAS?

Filipe Carlos

Filipe Carlos

Bronze DIVISÃO 2, Designer
há 10 anos Domingo | 6 julho 2014 | 21:25

Boa noite pessoal!

Estou com uma duvida.
Me inscrevi no MEI já faz 4 meses, ate agora emiti 4 notas.
Pago o DAS todo mês, e a duvida é o seguinte...

Existe outro imposto a ser pago? chegaram a me falar que tem um imposto que cobra tantos porcento do valor emitido de cada nota.
Gostaria de saber se é verdade mesmo,pois quando clico na guias de pagamento e consulto guias pendentes, não aparece nenhuma.

Fica aqui minha duvida.

Aguardo ajuda, Obrigado!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 08:28

Filipe Carlos
Bom dia

Após a formalização, serão cobrados do MEI apenas valores simbólicos para o Município (R$ 5,00 de ISS) e para o Estado (R$ 1,00 de ICMS) .

Já o INSS será reduzido a 5% do salário mínimo (R$ 36,20). Com isso, o MEI terá direito aos benefícios previdenciários.

O vencimento dos impostos é até o dia 20 de cada mês, passando para o dia útil seguinte caso incida em final de semana ou feriado.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Filipe Carlos

Filipe Carlos

Bronze DIVISÃO 2, Designer
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 11:36

Bom dia Paulo!

Obrigado pela resposta.

É que eu fiquei nessa duvida pois tem um amigo meu que emite nota também, e ele falou que paga tanto % do valor emitido.
Ai eu não entendo porque ele paga e eu não. Chegue a deduzir que ele emiti nota com valor maior que eu, e por isso ele paga esse outro imposto.

Bom, se não preciso pagar esse outro imposto que ele tanto fala, menos mal!

Grato!

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 12:55

Filipe Carlos, Boa tarde!

As empresas enquadradas no SIMEI também estão sujeitas a recolher ICMS sobre as aquisições de mercadorias de outros estados "Diferencial de Alíquota", em regra e na maioria das vezes é de 6%, somente um contador poderá lhe passar esta informação mais precisamente, pois depende do produto adquirido e estado de origem.

Se a empresa do seu amigo recolhe um percentual sobre o faturamento, provavelmente a empresa dele não esteja enquadrada como MEI e sim Simples Nacional.

Filipe Carlos

Filipe Carlos

Bronze DIVISÃO 2, Designer
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 21:16

Obrigado pela resposta Ronaldo!

Como fiz a formalização sozinho, sem um contador me acompanhando pois precisava só emitir uma nota.
Falar a verdade não sei se eu estou enquadrado como MEI ou Simples Nacional, tem como eu saber isso?

Estou prestando serviços para artes gráficas digitais, exemplo: Edição de vídeo, Motion designer, criação de Fly, cartões de visita, etc.

E ainda não emiti nota com mais de 5 mil.

Agradeço a ajuda!

ALAN PIERRE BATISTA VAZ

Alan Pierre Batista Vaz

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 10 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 00:22

Boa Noite Felipe!

Tem como saber sim, pelo site do simples nacional tem como você ver se sua empresa é optante pelo SIMEI (micro empreendedor individual).

Como você disse que fez sozinho a formalização, com certeza você é um micro empreendedor individual (SIMEI). Porque para a empresa está enquadrada no simples nacional deverá ter um contador para abrir e para fazer os procedimentos fiscais e contábeis mensais, já as empresas que fazem parte do SIMEI não necessita de contabilidade.

abraços


--
Alan Pierre Batista Vaz
Consultor Contábil
Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 09:35

Só uma dica!

Muito cuidado com os ICMS "diferença de alíquota" porque, pelo menos aqui em Sergipe, muitas vezes você desconhece que está devendo esse tributo e quando as mercadorias começam a ficar apreendidas no posto, você fica espantado com o quanto de guias atrasadas têm para regularizar. Logico que isso vai depender do fluxo das aquisições de mercadorias interestaduais!!

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.