x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.587

Dinheiro em Poupança x Isenção de declaração IR x MEI

Jorge

Jorge

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 21:36

Prezados,

Me chamo Jorge e sou autônomo. Trabalho com WebDesign e Programação de Sistemas.

Primeiro: NUNCA declarei IR, sempre fui isento.

Ao longo de três anos trabalhando e recebendo em dinheiro, consegui juntar a quantia de R$ 35.000 (em espécie).

Mês passado, depositei na minha conta poupança, esses 35 mil reais que tinha guardado em espécie.

Como sempre fui trabalhador autônomo, ia recebendo conforme vinham os trabalhos.
Por conta disso, NÃO TENHO COMO EXPLICAR a "origem" desse dinheiro no declaração de IR.

Segue principal dúvida:

Fui contratado para desenvolver um grande projeto. Vou receber em torno de 40 mil reais ao término do trabalho.

Pretendo abrir uma MEI (Micro empresa) e, com isso, diluir esses 40 mil em depósitos mensais de 5 mil reais, para ficar livre do imposto.

Abrindo a MEI, vou ser OBRIGADO a declarar IR.

Como faço com esses 35 mil reais que depositei anteriormente ??

Penso que todo cidadão tem o direito de poupar em casa, e isso não é crime.

Vou passar batido pelo leão ou devo me preocupar ??

Att

Jorge

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 21:48

Jorge,

1 - Abrindo a MEI você deverá fazer a declaração da MEI, somente será necessário fazer a DIRPF se os lucros distribuídos pela MEI atingirem o valor necessário para declaração, que para este ano foi de R$ 40.000,00, se não me engano.
2 - Se você tiver outras rendas tributáveis, alugueis por exemplo , deve verificar os limites para declaração.
3 - Quanto a Poupança de R$ 35.000,00 nada impede de você ter acumulado este valor ao longo dos anos, mesmo que tenha sido isento do IR. Se for necessário você fazer a declaração no próximo ano, este valor será lançado em bens e direitos, não fará parte do calculo do imposto.
Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.