x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.254

Cálculo de tributos na importação

Luiz Roberto da Silva Jr

Luiz Roberto da Silva Jr

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 08:58

Olá, bom dia

Estou levantando viabilidade de importar da China o seguinte produto: NCM 44.12.31.00

Em consulta do Ncm levantei que os impostos são:

10% Alicota II
5% IPI
1,65% PIS
7,60% COFINS


Como é feito esse calculo? é cumulativo ou imposto por imposto ?
Estou no Paraná, e pretento importar por Paranaguá, vi que o ICM, é de 6% e credita 12%, ainda esta em vigor isso, onde entra o ICM, no custo fob?, ou depois dos impostos ferederais?

O custo FOB, é de US 24,31, qual seria meu custo final depois dos impostos ?

Minha empresa é lucro presumido, e esta em Curitiba.

Muito obrigado

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 09:17

Vc precisa calcular tributo por tributo... http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/Simulacao-tag.jsp

"principais tributos:
II- Imposto de importação
IPI- Imposto sobre Produtos Industrializados
PIS- Importação-Contribuição ao Programa de Integração Social
Confins - Importação - Contribuição com finalidade Social
Esses tributos são de âmbito federal e cobrados através de débito em conta-corrente pelo SISCOMEX, no momento do registro da Declaração de Importação (DI).
No âmbito estadual, você tem o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) .
com o pagamento em mãos, o despachante irá iniciar o registro da declaração de importação e o despacho de importação

Cálculo dos impostos na importação
II = TEC (%) x Valor Aduaneiro
IPI = TIPI (%) x (Valor Aduaneiro + II)
PIS = Alíquota PIS x (VA + ICMS + PIS + Cofins)
Cofins = Alíquota Cofins x (VA + ICMS + PIS + Cofins)

O custo final da importação é a soma de: • Valor aduaneiro (valor mercadoria+frete+seguro); • Custo tributário (II+IPI+PIS+COFINS+ICMS); • Custo Portuário/Aeroportuário (calculado pelo despachante); • Custo Financeiro (despesa com contratação de câmbio).

Existe uma cartilha do SEBRAE, ela pode te ajudar. Procure também pelo AnexoUnicoNECoana022005 ele simula os calculos.

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
Eduardo Ferreira

Eduardo Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 15 maio 2015 | 15:51

Olá Luiz,

Disponibilizo gratuitamente uma planilha para fazer os cálculos que pode te ajudar.

Segue o link para baixar: http://conteudo.comexnfe.com.br/planilha-para-calculo-de-nf-e-de-entrada

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.