x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 9.676

Tributação em loja de conveniência de posto de gasolina

Caio Gabriel Silva

Caio Gabriel Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 11:41

Bom dia!

Estou com dificuldades para classificar a situação tributaria (monofásico, substituição, alíquota zero ou tributado) PIS e COFINS nos produtos vendidos em uma loja de conveniência de posto de gasolina no regime Lucro real.

Alguém sabe de alguma tabela ou ideia para me ajudar nesse caso?

Obrigado!

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 17:15

Boa Tarde!

Concordo com o Cláudio, constitui uma nova empresa e coloque no Simples, observando as regras de opção e mesmo que não consiga enquadra-la a divisão com certeza ainda será a melhor opção.

Att

CLAUDIO TOLEDO SANT'ANNA

Claudio Toledo Sant'anna

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 17:32

Sinceramente não sei se a ANP exige que a loja de conveniência tenha personalidade jurídica própria, teríamos que consultar os manuais.

Mas ainda que seja permitido a coexistência das duas atividades, por questões estratégicas e de estudo de viabilidade, me parece que a segregação é a melhor saída, pois são duas atividades completamente distintas.

Observe a concorrência das lojas similares ao que será vendido na loja de conveniência: elas teriam tamanha burocracia? tal qual tributação, contabilidade e informes exigidos pela ANP?

Depois em outra: se a loja não está dando certo passa-se para a frente e continua explorando o posto de combustível...

Enfim, não gosto de opinar sem ver as regras legais, mas o senso comum parece indicar pessoas jurídicas distintas.

Vinícius Cunha Medeiros

Vinícius Cunha Medeiros

Bronze DIVISÃO 4
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 18:49

Boa tarde,

Discordo quanto a abertura de uma nova empresa.

Imagina seu cliente abastecendo e comprando um lanche, tendo como forma de pagamento o cartão. Você teria uma máquina de cartão e um emissor de ECF para cada empresa? o Cliente teria que passar duas vezes o cartão? Acredito que a logística da empresa se tornaria inviável, não só pelo motivo citado como outros mais.

Caio, em relação a alguma tabela que possa ajudar, recomendo que entre no portal do SPED, no "projeto" "EFD Contribuições", lá há várias tabelas com as situações tributárias e suas bases legais. Abaixo segue o link:

www1.receita.fazenda.gov.br

Espero ter ajudado.

CLAUDIO TOLEDO SANT'ANNA

Claudio Toledo Sant'anna

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 19:15

Bem, vejo que em alguns postos isso já existe... essa segregação... muitas vezes o espaço da loja é alugado e o proprietário da loja é outro.
Enfim, prós e contras que precisam ser estudados.

Caio Gabriel Silva

Caio Gabriel Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 08:11

Vou comparar essas tabalas com a classificação que foi feita. Creio que não vai estar muito diferente.

O cliente pediu a classificação para "alimenta o sistema dele", pois acha que está pagando muito imposto.

Vou fazer um comparativo com essas duas situações... Mostrando as vantagens e desvantagens (tributaria, obrigações assessoria e controle interno).

Obrigado pelas dicas.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 08:31

Bom dia, amigos!

Quem trabalha no ramo não precisa nem de planejamento tributário, enquadrar uma Conveniência, Farmácia, churrascaria, Restaurante entre outros no Lucro Real juntamente com seguimento de revenda de combustível no meu ponto de vista não é a melhor opção. No entanto como não há impedimentos, cabe ao contador demonstrar e ao empresários a tomada de decisão.

Somente para questão de informação todos os postos de combustíveis da minha região trabalham desta forma.

Abç.

SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 09:28

Apenas complementando, tem estado que exige cadastro diferentes para cada atividade (no caso de revenda de combustível), e atentar para o faturamento do posto, no que diz respeito a exclusão do simples nacional!

Até...

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.