x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 7.412

Sou autônoma, e agora?

Nati Aretz

Nati Aretz

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 01:33

Olá, como vão vocês?

Comecei a trabalhar como autônoma e estou completamente perdida com assuntos de INSS, decore e tudo mais.
Trabalho como manicure e recebo um salário de R$2.500,00 a R$3.000,00 reais por mês. Quero muito dar entrada em um apartamento, mas sei que preciso pagar INSS, Imposto de renda e algumas coisas a mais que ainda não faço ideia do que é, para poder conseguir tirar o decore.
Em relação a nota fiscal, eu apenas faço meu trabalho e pego meu pagamento em dinheiro de várias pessoas, como fazer para provar essa renda entrando em dinheiro e não como deposito bancário?

Vocês sabem me dizer por onde começar e em qual momento vou precisar pagar um contador?
E qual o valor em média que terei que pagar para contratar um contador?

Agradeço a disposição de cada um ao responder essas coisas para mim. Muito obrigada!

Nati Aretz

Nati Aretz

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 17:06

Tafarel Toledo, muuito obrigada pela sua resposta!

Então eu só preciso recolher o INSS e o IRRF para conseguir o DECORE?

Vi que aqui no site tem como fazer a impressão do Carne Leão. Ao preencher tem as opções "Livro Caixa" e "Imposto Pago", mas não tenho nem um e nem o outro, vou precisar disso para conseguir a impressão? E esse Carne Leão serve para o INSS e o IRRF juntos?
Depois de quanto tempo pagando poderei tirar o DECORE?

Ahh! E quanto a Declaração de Imposto de Renda, vou precisar anotar tudo que gasto e declarar todo ano?

Me desculpem por tantas perguntas, eu sou sozinha e meus conhecidos não sabem me ajudar com essas coisas :(

Obrigadaa! :D

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 17:47

Vamos la Nati Aretz. Se você nunca recolheu INSS e IRRF sobre seus rendimentos de autônoma, ficará sem base no momento para fazer um DECORE, pois para comprovação de seu contador junto ao CRC, os recolhimentos devem estar de forma regular.

O que você pode fazer é baixar o aplicativo do Carnê Leão junto à RFB e preencher todo mês e recolher o IRRF atraves do DARF.

Já o INSS, é recolhido através da GPS, vc pode comprar um carnê e preencher todo mês, sempre usando a mesma base que utilizou para o IRRF.

Para validar seu DECORE, deverá guardar os comprovantes de recolhimento e enviar para seu contador, porém o ideal seria vc começar a recolher agora para os proximos meses conseguir comprovar renda.

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 18:12

Nati, o que vai gerar menor custo para você é seguir o conselho do colega João Barbosa e abrir uma empresa como micro empreendedor individual, já que para o INSS você vai contribuir com 20% dos valores que você receber mais o IR.

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2014 | 08:44

Realmente você abrindo um MEI, ficará menos oneroso sua comprovação de renda, mas para isso, terá que informar um faturamento compatível com as despesas do MEI além de sua retirada, além de ter que escriturar livro caixa para futura comprovação da renda.

Nati Aretz

Nati Aretz

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 11 agosto 2014 | 19:49

Olá, colegas! Muito obrigada pelas respostas e dicas!

Eu não considerei o MEI por achar algo mais complicado para mim. Mas dei uma olhada nesse link: (Como abrir uma empresa como MEI) e vi que pode ser algo até fácil para conseguir, mas li a mensagem do Tafarel, acredito que deve ser complicado para informar o faturamento/despesas e escriturar o livro caixa. Provavelmente teria que contratar um contador, pois sou meio burrinha pra essas coisas, já que nunca ouvi falar em nada disso :/

Caso eu abra o MEI, eu precisaria de mais algo para comprovar minha renda? Seria mais fácil contratar um contador e fazer por esse método ou preencher os carnês do INSS e IRRF?

Como é algo mais barato, não teria aquele "preconceito" ou falta de confiança para conseguir financiamentos ou abrir conta em banco? Ou da na mesma?

Ah, sobre despesas.. manicure é algo que dá muito pouca despesa e muito lucro. Como eu comprovaria minhas despesas se não houvessem? Moro com minha mãe e não pago aluguel, comida e nada! E como comprovar a entrada de dinheiro se eu não tenho notas fiscais quando recebo? Ainda seria vantagem optar pelo MEI?

Agradeço novamente a disposição de vocês! Andei ocupada essa semana e não pude responde-los antes. Trabalhar nos tira muito tempo hahhah xD

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 10:52

Nati Aretz a profissão de manicure, é um trabalho que realmente ninguém emite nota fiscal ou algo assim. Sobre seus rendimentos, o que você poderia estar adotando o procedimento de todo mês preencher o relatório mensal de receitas (está em anexo), demonstrar sua receita bruta, para no ano seguinte estar informando ao fisco o total bruto de serviços prestados.

A partir desse valor bruto mensal, você terá uma retirada menor que o valor informado, a título de pro-labore onde deverá recolher IRRF através do carnê leão e INSS através do Carnê.

Você mesma pode estar fazendo isso, mas se quiser pode estar contratando um contador também, caso sinta-se insegura.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.