x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 7.412

Sou autônoma, e agora?

Nati Aretz

Nati Aretz

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 01:33

Olá, como vão vocês?

Comecei a trabalhar como autônoma e estou completamente perdida com assuntos de INSS, decore e tudo mais.
Trabalho como manicure e recebo um salário de R$2.500,00 a R$3.000,00 reais por mês. Quero muito dar entrada em um apartamento, mas sei que preciso pagar INSS, Imposto de renda e algumas coisas a mais que ainda não faço ideia do que é, para poder conseguir tirar o decore.
Em relação a nota fiscal, eu apenas faço meu trabalho e pego meu pagamento em dinheiro de várias pessoas, como fazer para provar essa renda entrando em dinheiro e não como deposito bancário?

Vocês sabem me dizer por onde começar e em qual momento vou precisar pagar um contador?
E qual o valor em média que terei que pagar para contratar um contador?

Agradeço a disposição de cada um ao responder essas coisas para mim. Muito obrigada!

Nati Aretz

Nati Aretz

Bronze DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 17:06

Tafarel Toledo, muuito obrigada pela sua resposta!

Então eu só preciso recolher o INSS e o IRRF para conseguir o DECORE?

Vi que aqui no site tem como fazer a impressão do Carne Leão. Ao preencher tem as opções "Livro Caixa" e "Imposto Pago", mas não tenho nem um e nem o outro, vou precisar disso para conseguir a impressão? E esse Carne Leão serve para o INSS e o IRRF juntos?
Depois de quanto tempo pagando poderei tirar o DECORE?

Ahh! E quanto a Declaração de Imposto de Renda, vou precisar anotar tudo que gasto e declarar todo ano?

Me desculpem por tantas perguntas, eu sou sozinha e meus conhecidos não sabem me ajudar com essas coisas :(

Obrigadaa! :D

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 17:47