x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 897

Ganho de Capital ?? - Comprei um 2º imovel e estou vendendo

Andre Bittencourt

Andre Bittencourt

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a) Mecatrônico
há 9 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 08:09

Bom dia,

Possuo um 1º imovel que adquiri em 2009.

Em junho deste ano (2014), adquiri meu 2º imovel, financiado.

Agora, estou acertando a venda do 1º imovel (ocorrerá tambem em 2014 >> mesmo ano letivo da compra do 2º imovel).

Não está bem claro para mim se me enquadro nas regras de isenção de imposto, uma vez que o IR é feito anualmente e até o ano passado só possuia 01 imovel, e ao final do ano letivo deste ano tambem só terei 01 imovel, porem, a compra do 2º ocorreu antes da venda do 1º.

O Valor da venda do 1º imovel é inferior a R$440 mil.

Desde já, obrigado!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 09:50

Bom dia Andre

Não está bem claro para mim se me enquadro nas regras de isenção de imposto, uma vez que o IR é feito anualmente e até o ano passado só possuia 01 imovel, e ao final do ano letivo deste ano tambem só terei 01 imovel, porem, a compra do 2º ocorreu antes da venda do 1º.

Na data em que você vendeu seu primeiro imóvel já tinha adquirido o segundo, portanto o eventual ganho de capital na venda do primeiro será tributado pelo imposto de renda.

A menos (é claro) que o imóvel vendido seja residencial e que utilize o produto da venda para aquisição de outro imóvel também residencial no prazo de 180 dias contado da data do contrato de venda.

534 - Quais são as isenções relativas ao ganho de capital?
3 - Alienação, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel que o titular possua, individualmente, em condomínio ou em comunhão, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não, sendo o limite considerado em relação(...)

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.