x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.435

Impostos para as atividades de CNAE

Marcelo Nunes

Marcelo Nunes

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Civil
há 10 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 11:46

Bom dia,

Sou novo no fórum, sou engenheiro civil e ano que vem iniciarei o curso técnico para ser corretor de imóveis, logo abaixo entenderão o motivo.

Bom as minhas duvidas são as seguintes:
Eu e meu pai possuímos uma Construtora que está “inativa” (não estamos realizando nenhuma atividade com ela no momento) que se enquadra no simples, pois possui as CNAE 4120-4/00 – CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS e 7111-1/00 – OUTRAS OBRAS DE ACABAMENTO DA CONSTRUÇÃO.
Pretendemos realizar um empreendimento, já que conseguimos um grupo de investidores, e vamos Construir, Incorporar, Projetar e Vender por conta própria os apartamentos e Alugar as salas comerciais. Para isso sei que temos que ter as seguintes CNAEs:
- Incorporação (4110-7/00 – INCORPORAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS);
- Projetos de engenharia e arquitetura (7112-0/00 – SERVIÇOS DE ENGENHARIA e 7111-1/00 – SERVIÇOS DE ARQUITETURA);
- Venda de imóveis próprios (6810-2/01 – COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS PRÓPRIOS);
- Aluguel de imóveis próprios (6810-2/02 - ALUGUEL DE IMÓVEIS PRÓPRIOS; RESIDENCIAIS E NÃO-RESIDENCIAIS).
Qual a melhor forma de proceder para economizar com os impostos? Abrir novas empresas para cada setor ou acrescentar o CNAE na empresa que já possuímos? Ou ainda acrescentar aqueles que se enquadram no simples nacional a empresa já aberta e abrir uma Incorporadora com Venda e Aluguel de imóveis próprios.
O grupo de investidores (pessoas físicas) que querem investir na construção do imóvel, não querem ter vinculo algum com a empresa, e irão colocar dinheiro para pagar o gasto da empresa mensalmente, como proceder neste caso? Já que a empresa irá ter um investimento mensal conforme o gasto, também eu e meu pai trabalhamos para outras empresas e faremos da mesma forma, colocaremos dinheiro na empresa conforme os gastos mensais, como proceder no nosso caso que seremos os sócios da empresa, será diferente dos investidores? E outra coisa o terreno aonde será edificado o empreendimento está financiado no nome do meu pai, e em outubro deste ano será quitado a sua ultima parcela e este será o patrimônio inicial da incorporadora, quer seja aberto nova empresa ou acrescida a existente, como proceder nesta transferência?
Os projetos e a venda dos apartamentos serão feitas por mim mesmo, para economia, pois este empreendimento inicial é minha casa minha vida e com estes serviços quero entrar como sendo parte do meu investimento para o empreendimento.
Uma dúvida também se refere à quantia de CNAE de uma empresa, quanto mais ela tem não significa maiores impostos e sim vai depender se se enquadram ou não no simples, certo?
Tiro minhas dúvidas com vocês antes de ir em uma contabilidade, pois há em minha cidade varias que falam uma coisa diferente da outra, e percebi no fórum que existem pessoas muito bem instruídas e podem me ajudar neste inicio para que não nos percamos nas instruções das contabilidades aqui da cidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.