x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 863

Recolhimento por Carnê-Leão (dúvida)

Carlos Pires

Carlos Pires

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 10 anos Domingo | 17 agosto 2014 | 14:06

Em primeiro lugar, boa tarde!

Sou casado (comunhão parcial).
Eu e minha esposa vivemos de trabalho informal a pessoas físicas (ela dá aula particular de matemática, eu conserto computadores).
As receitas do nosso trabalho eu aplico na minha conta poupança (não conjunta)

Diante disso parece que nos enquadramos no carnê leão, pois nossa renda ultrapassa 6 mil reais ao mês.

Aí vem a dúvida:

1- Precisamos recolher dois carnês leão ou só um basta? (um pra mim e outro pra ela)
2- Se puder recolher em dois carnês (que eu acredito mais vantajoso), devo apurar o que cada um exatamente ganhou no mês ou posso fazer um recolhimento de 50% de toda a nossa receita para cada carnê?

Desde já agradeço.

CLAUDIO TOLEDO SANT'ANNA

Claudio Toledo Sant'anna

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2014 | 18:52

você deve recolher dois carnês leão
toda pessoa física tem direito a uma parcela de renda que é isenta
se você recolher e declarar separado, cada um aproveitará sua quota de isenção; se você recolher e declarar em conjunto, toda a renda será somada e somente haverá aproveitamento de uma quota de isenção.

quanto ao valor, não pode ser 50% não, a cesar o que é de cesar.. tem que ser apropriado a renda que cada um aufere de fato.

faça simulações de planejamento
vocês podem constituir uma MEI, empresa individual, ou mesmo uma prestadora de serviços optante pelo simples ou pelo lucro presumido
talvez seja mais vantajoso
passe num escritório de contabilidade e peça um estudo focado às suas necessidades.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.