x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 137

acessos 50.848

ITR - Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR 20

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 09:27

Olá João Paulo,
O DIAC - Documento de Informações e Atualização Cadastral, era apresentado na Receita Federal para atualizar os dados do imóvel, hoje no Estado do Espirito Santo, foi substituído pelo CAFIR, não sendo mais aceito para atualização de dados, somente através do CAFIR on-line, com apresentação dos documentos para comprovação da veracidade das informações enviadas juntamente com o DECIR assinado pelo contribuinte com firma reconhecida.

Espero ter ajudado.

Abs.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 10:42

bom dia a todos

estou preenchendo a DITR 2014,valor total do imóvel como calcular o valor de mercado?
posso preencher com o valor da escritura? Que será o mesmo da DITR2013?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 10:56

Olá João Paulo,
Sim, Para conseguir o NIRF é necessário preencher o CAFIR, o DECIR será disponibilizado para impressão após a transmissão do CAFIR on-line e deve ser assinado e anexado com firma reconhecida, junto com a documentação comprobatória e enviado a RFB.
O DECIR é como se fosse um protocolo.

Espero ter ajudado.
ABS.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 16:05

Boa tarde galera,

Não sei se já responderam aqui, mas gostaria de saber onde vejo todas as informações para o preenchimento do ITR.

É algum tipo de escritura ? Quem faz todas as medições das áreas ? Quem determina por exemplo quantos hectares de reserva legal, servidão ambiental, área nativa, etc




grato

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 08:57

Olá Fábio,
Hoje aqui no Estado do Espirito Santo as escrituras registradas são acompanhadas do mapeamento digital, elaborado pelo engenheiro agrimensor, trazendo todas as afeições da propriedade rural assim como todas as medidas, quando a escritura é antiga, temos como base as declarações DITR anteriores acrescidas de possíveis alterações.
Espero ter ajudado.
Abs.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 09:28

Cristina bom dia


você teria alguma planilha de obrigações acessórias referente a produtor rural?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:01

um ótimo dia a todos,

qual é o valor cobrado para fazer a DITR 2013(em atraso) DITR 2014?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:35

Olá Michele,
As obrigações variam de acordo com a situação a qual se enquadra, se for produtor familiar, que não tenha contrato com terceiros, se tiver funcionário e se for Pessoa Jurídica.
São situações distintas que exigem minucias particulares.


Abs.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:32

Olá,

Estou fazendo o ITR em MG, e gostaria de saber se alguém possui a planilha de Valor da Terra Nua (VTN) de 2014 do estado de MG, mais especificamente dos municípios de Contagem e Ibirité.

Aguardo um retorno.

Abraços.

Juliana

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2014 | 14:36

Juliana Rodrigues,

Geralmente a prefeitura ou emater é quem fornece valor da Terra Nua do municipio,claro atra´ves de oficio), se por acaso não houver esta informação, você mesmo é que terá que optar pelo valor da terra nua que corresponde ao vr. da terra pura, limpa, sem quaisquer benfeitorias, poderá ser uma proporção do vr. total do imóvel e etc(ex: 30% do vr. total do imóvel e etc), lembrando que a qualquer tempo(até 5 anos) a Receita Federal poderá questionar o valor declarado e cobrar a diferença do imposto.
Aqui na minha cidade(MG) a prefeitura já enviou aos contadores o vr. minimo de terra nua no municipio para efeito da DITR; o municipio recebe 60% se não me engano, do valor recolhido do ITR anualmente, por isso táí o interesse da mesma nesta tabela.


abraços..

Rogerio de Souza Santos
Rosangela Balduino

Rosangela Balduino

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 08:24

Tenho 2 imoveis diferentes e proprietários diferentes, porém o nirf é o mesmo nas duas matriculas.
Em 2013 foi feito no nome do proprietário 1, porém, alguns dias depois houve a retificação colocando o proprietário 2 e sua devida matrícula no mesmo nirf. sendo assim, o proprietario 1 ficou sem declarar itr 2013.
Agora ao tentar gerar um nirf para o proprietário 1, nao obtive sucesso: foi indeferida: motivo: Alienante não corresponde ao cpf informado.
Se colocar tudo no mesmo nirf vai indeferir pois são dois proprietários e duas propriedades distintas.
Não sei onde e como resolver essa situação, ja tentei falar na receita e nao consegui.

Rosangela Balduino
Atendente Rural .
VIRTUAL CONTABILIDADE
(45) 999112698 WHATSAPP
Flaudemi JF de Sousa

Flaudemi Jf de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 09:03

Juliana,

Quem poderá te auxiliar melhor ai seria o pessoal da EMATER-MG ou se tiver algum Órgão como Instituto de Terras, pois eles sempre atualizam esta tabela. Aqui na Paraíba recorro ao Banco do Nordeste e ao INTERPA (instituto de terras). Mesmo assim estas tabelas são preços médios.

Abraços.

Flaudemi

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 10:10

Rosangela,
vou tentar ajudar:
Se são dois imóveis, cada um terá que ter o seu nirf, sem falar que os proprietários são diferentes; pelo exposto parece que houve alienação envolvendo os imóveis em 2013; quando um imóvel é vendido(total/todo) até 30/09 a declaração terá que ser feita em nome do proprietário atual(comprador), usando o mesmo nirf(anterior).
Você só requer um novo nirf para a propriedade se a mesma foi comprada parcialmente(quero dizer parte da mesma).

Como o seu caso está um pouco dificil de entender, o ideal seria procurar a Receita Federal com a documentação para resolver o caso, pois não há como dois imóveis distintos ter o mesmo nirf, está um pouco confuso.

abraços..

Rogerio de Souza Santos
CLEBER VARGAS RODRIGUES

Cleber Vargas Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 23 setembro 2014 | 14:09

Boa Tarde Juliana!


Na maioria dos casos a Receita Federal já firmou convênios com os municípios para que eles mesmo possam fiscalizar o ITR e estabelecer valores de Terra Nua. Verifica na Prefeitura se esses municípios citados possuem o convênio, porque se a resposta for positiva, eles mesmos poderão te informar esse valor.
Boa Sorte.
Acreúna GO, 23/09/2014

Cleber

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 10:01

bom dia caros colegas,

escritura da terra existe dois compradores, na DITR2014 ,posso informar apenas um?

no aguardo

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
CLEBER VARGAS RODRIGUES

Cleber Vargas Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 10:17

Bom Dia Michele!


Eu tive um caso exatamente igual. Informei a existência de um condomínio, desta forma vc pode fazer a declaração em nome de um dos proprietários e informar o nome do outro condômino. Como são apenas dois a participação será de 50% para cada um. Acredito ser a forma mais adequada para a situação.
Bom Trabalho.
Acreúna GO, 24/09/2014

Cleber

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 10:21

obrigado Cleber,

mais eu informando um como proprietário e o como condomínio não terei problema?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 08:30

Michele,
Quando a propriedade consta na escritura dois compradores, automaticamente já é um condominio, sendo assim a declaração terá que ser feita como condominio; se a escritura constar o percentual de cada um(que é o correto) é só colocar de acordo, se não constar, entende-se que é 50% para cada um dos proprietários.

Qualquer dúvida volte a questionar,

abraços...

Rogerio de Souza Santos
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 12:07

Rogerio ,

Bom dia


revendo os documentos desse sitio com 43,3 há encontrei uma DITR 1997 constava como isento,
agora devo fazer a alteração no nome dos 2 compradores no cafir ?para depois fazer a DITR/2014?
tem como fazer uma consulta para ver se já foi entregue as DITR anteriores,e ou ter acesso ás mesmas?
agradeço

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 10 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 12:33

pessoal estou com algumas duvidas preencher p cafir coletor web

1-tem alguns documentos que o nome do imóvel :sitio são Raimundo
e em outros documentos:fazenda manain.
2-no coletor web tem espaço apenas para um titular,e foram dois compradores

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Página 3 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.